VISITAR PORTUGAL

  1. Saber Viajar
  2.  » Archive for "Portugal"

Portugal é um país abençoado a todos os níveis! Desde as paisagens, riqueza histórica e diversidade florestal, até à gastronomia. Que é simplesmente extraordinária!

E se pensares bem, é curioso perceber como existe tanta variedade e complexidade nos pratos típicos portugueses. E tudo isto varia de acordo com a região onde estejas. Porque, de norte a sul tudo se transforma. E a magia acontece!

Mais mágico ainda, são as cidades cosmopolitas e arquitetónicas como Lisboa, Porto, Braga. Uma costa espantosa cheia de paisagens únicas, como a Costa Vicentina. Planícies de perder de vista, como o Alentejo. E ainda extraordinários parques naturais, como a Serra da Arrábida.

Além de todas estas qualidades, Portugal oferece muita segurança para quem viaja. Seja nas grandes cidades, ou nas mais pequenas. Segurança não é um problema!

E nos últimos tempos, tornou-se num dos destinos internacionais mais procurados pelos viajantes. E também por nómadas digitais. Sim, porque, cidades como Lisboa estão a atrair cada vez mais pessoas que trabalham a viajar. E por isso, hoje, já existem muitas soluções de alojamentos. E espaços coworking para este tipo de viajantes.

Portugal é um país incrível, cheio de cidades e lugares estupendos para conheceres. Há muito para descobrires cá dentro. Por isso, sugiro que explores todos os conteúdos e te aventures!

Informações Práticas sobre Portugal

  • Capital: Lisboa
  • População: 10 milhões
  • Língua Oficial: Português
  • Fuso Horário: Portugal Continental corresponde à hora GMT e no arquipélago dos Açores corresponde à GMT -1
  • Código Telefónico Internacional: +351
  • Fronteiras terrestres: Espanha
  • Moedas: Euro (EUR)
  • ATM: Existem por todo o lado, seja nas grandes cidades como em vilas e aldeias. Além disso, os ATM também estão disponíveis em centros comerciais e muitos supermercados.
  • Cartão de Crédito: Amplamente utilizados, sendo os mais comuns Visa e MasterCard.

Melhor altura para visitar Portugal

Portugal tem clima ameno, podendo ser visitado todo o ano. Mas, a época mais procurada é sem dúvida nos meses de verão (entre junho e setembro). Nesta altura, os preços dos hotéis aumentam, sobretudo na região do Algarve. Mas, dependendo para onde se viaje, pode ser muito interessante, porque há muito sol e boa disposição.

Nos meses de outono e primavera, os alojamentos não são tão caros, e também pode ser uma altura interessante para conhecer cidades e lugares naturais.

O outono e o inverno (outubro a abril) trazem frio e chuva, o que pode ser perfeito para conhecer regiões como a Serra da Estrela ou o Gerês.

O que visitar em Portugal

Portugal pode ser pequeno, mas é um país riquíssimo em diversidade, cultura, praias e paisagens inigualáveis. E portanto, oportunidades para turismo não faltam, desde férias tranquilas, viagens urbanas ou de aventura. Se tiveres interesse em tours, atividades organizadas para fazeres em Portugal, sugiro que vejas as ofertas disponíveis.

10 Coisas para veres e fazeres em Portugal

1. Descobre a cidade de Lisboa

Lisboa, a cidade das sete colinas, seduz com sua atmosfera vibrante e contrastes encantadores. Dos becos de Alfama às elegantes avenidas da Baixa, a capital portuguesa dança entre o antigo e o contemporâneo. Visita o Castelo de São Jorge, a Torre de Belém (património UNESCO), aprecia as vistas do miradouro da Senhora do Monte e delicia-te com a boa gastronomia e o charme do Bairro Alto. Lisboa é um verdadeiro convite à descoberta, onde cada rua conta uma história.

2. Explora a cidade do Porto

O Porto, cidade de encanto ímpar, cativa com as suas ruelas sinuosas e arquitetura histórica. Às margens do Rio Douro, as icónicas caves de vinho do Porto saúdam os visitantes com degustações inesquecíveis. A Ribeira, Património Mundial, é um testemunho vivo da rica história da cidade. A Torre dos Clérigos e a Livraria Lello destacam-se na cidade, enquanto a moderna Casa da Música adiciona um toque contemporâneo. Não deixes de experimentar as tradicionais francesinhas e deixa-te encantar com uma experiência sensorial completa nesta cidade única, onde o passado e o presente se entrelaçam maravilhosamente.

3. Aventura-te pelos Açores

O arquipélago do Açores é constituído por 9 ilhas situadas em pleno Oceano Atlântico. Cada ilha é única e as suas paisagens são incontestáveis. Os Açores têm estado fora das grandes confusões de turismo e, portanto, é uma boa oportunidade de te aventurares pelas ilhas. Há natureza profunda, cascatas deslumbrantes e boa gastronomia para apreciar.

4. Visita os Cavaleiros Templários na cidade de Tomar

No coração de Portugal está localizada a cidade de Tomar, conhecida como a cidade dos Templários. Aqui vais poder visitar o incrível Convento de Cristo, um monumento impressionante classificado como Património Mundial pela UNESCO. Além do Convento de Cristo, há mais para visitar como o Castelo de Tomar que oferece vistas panorâmicas para a cidade e arredores.

5. Conhece Évora

O nosso Alentejo é uma verdadeira preciosidade, e nada como a capital de distrito, Évora para dar a conhecer as belezas, histórias e tradições da grande região do Alentejo. Com mais de 2.000 anos, Évora é uma mistura fascinante de culturas e tradições que se refletem nos seus monumentos e património arquitetónico. O centro histórico de Évora é Património Mundial classificado pela UNESCO. E o grande marco da cidade é o Templo Romano de Évora do séc. I d.C, um dos mais grandiosos e mais bem preservados templos romanos de toda a Península Ibérica, também considerado Património Mundial pela UNESCO.

6. Visita a cidade de Braga

Localizada a norte de Portugal, está situada a cidade de Braga, mais uma das cidades imperdíveis para quem quer descobrir a riqueza cultural e arquitetónica do país. Possui uma série de monumentos incríveis que merecem toda a tua atenção como o Santuário do Bom Jesus (santuário católico e local de peregrinação), a Sé de Braga, a Praça de República e muito mais.

7. Descontrai pela Ericeira

Se queres uns dias de férias com praia, boa energia e muita descontração recomendo-te uma passagem pela Ericeira. Uma das vilas costeiras mais castiças e bem frequentadas de Portugal. Há sol, espaço para corrida ao longo da encosta, praias conhecidas a nível mundial para prática de surf, como a Praia de Ribeira D'Ilhas. Há bons restaurantes, aulas de surf e lugares para descontraíres à beira mar.

8. Faz uma roadtrip pela Costa Vicentina

O litoral Alentejano é um dos grandes trunfos turístico de Portugal, portanto a minha sugestão passa por um pouco de aventura rodando toda a Costa Vicentina numa roadtrip durante a primavera ou verão. Há muitos pontos para conhecer ao longo desta costa, paisagens de prender a respiração, falésias magníficas, aldeias pitorescas e praias selvagens e apaixonantes. Passa por Porto Covo, Vila Nova de Mil Fontes, Odeceixe (a minha inspiração), Zambujeira do Mar e Aljezur. Ao longo do caminho há oportunidade para caminhadas costeiras, miradouros e mergulhos bastante refrescantes, literalmente.

9. Visita a vila de Mértola

Mértola é uma pequena vila localizada no distrito de Beja, Baixo Alentejo. Sede Nacional da Ordem de Santiago durante vários anos (até 1316) é um é um pequeno encanto guardado no coração do Alentejo. É uma vila bastante pitoresca, bem cuidada e que está repleta de peças históricas para visitar. Destaque para o Castelo de Mértola que domina o horizonte com a sua presença majestosa e Igreja Matriz. À beira do rio Guadiana, este pequeno vilarejo encanta com a sua beleza e história.

10. Desconbre Sintra

Não são só os contos de fadas que nos fazem sonhar, porque Sintra é precisamente um daqueles lugares que nos remetem para filmes encantados. Cativa qualquer visitante com os seus palácios coloridos e curiosos e com as suas florestas misteriosas. Em termos de Património Mundial, não podia ser melhor, inclui o Palácio Nacional da Pena, uma maravilha romântica com torres e domos. E o Palácio Nacional de Sintra com a sua mistura de estilos arquitetónicos. Além disso, passa para visitar os jardins exuberantes da Quinta da Regaleira ou o Castelo dos Mouros para vistas panorâmicas.

Património Mundial

Portugal tem um património riquíssimo pronto a ser visitado por cada um de nós. Portanto, recomendo que juntes ao teu roteiro em Portugal alguns locais UNESCO. Podes conhecer a lista completa dos lugares classificados como Património Mundial em Portugal.

Alugar carro em Portugal

Se precisas de alugar um carro em Portugal, sugiro que utilizes este link. Utilizo sempre esta empresa porque sei que me vai dar os melhores preços.

Pesquisar hotéis em Portugal

Recomendo que faças uma pesquisa de hotéis em Portugal. Encontrarás uma oferta ampla e de qualidade.

Seguro de Viagem

A IATI Seguros tem um um portfólio amplo de seguros online e assistência em viagens, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e é muito intuitivo de contratar.
Para mim, neste momento, apresentam a melhor relação preço/qualidade de seguros de viagem do mercado. Para viajar na Europa, recomendo o IATI Escapadinhas ou a versão mais completa IATI Estrela, que são os seguros que costumo fazer nas minhas viagens.

Dicas e Roteiros para visitar Portugal

Pin It on Pinterest