Estás com vontade de escapar à confusão da rotina e mergulhar num ambiente de liberdade, ar puro e natureza? Então tenho a certeza de que vais querer explorar estes três Parques Naturais de Trás-os-Montes.

Se já conheces as Terras de Trás-os-Montes, sabes bem que são encantadoras. E desde já refiro a sua história, as paisagens, o Douro Internacional (magnífico), a vida selvagem e hospitalidade dos moradores. Realmente, acho que há algo de encantado neste canto fronteiriço.

parques naturais de Trás-os-Montes

Por outro lado, se não conheces bem este território, faço-te um convite. Tira um fim de semana para ti e deixa-te levar. Tenho a certeza de que não te vais arrepender.

Isto porque, nestes 3 Parques Naturais de Trás-os-Montes não existem horas, pressas nem stresses. Pelo contrário, tu constróis a tua visita ao sabor do vento e do momento.

São áreas protegidas imperdíveis que oferecem muitas experiências agradáveis e únicas. Seja para desfrutar sozinha, em família ou num grupo de amigos.

Porque, a palavra de ordem nestes Parques Naturais é a – biodiversidade e liberdade. Portanto, aqui vais ter a oportunidade de observar aves, de fazer caminhadas ao som da natureza, de andar de bicicleta e até de burro e de barco!

Como vês, há uma vasta possibilidade de aventura em qualquer um destes Parques Naturais de Trás-os-Montes. E estes são só alguns dos programas de que podes desfrutar. Vamos?

parques naturais de trás-os-montes

Parque Natural de Montesinho

O Parque Natural de Montesinho é uma das maiores áreas protegidas a nível nacional. E abrange toda a área norte do concelho de Bragança e de Vinhais (o Nordeste Transmontano).

É uma região com mais de 74 mil hectares, caracterizados pela sua rica fauna, flora e paisagens de cumes suaves arredondados.

“Nenhuma outra área protegida expressa tão bem o contraste das estações do ano como Montesinho” descrito pela prestigiada revista National Geographic.

Montesinho, por toda a sua riqueza, é um refúgio ideal para inúmeras espécies de vida natural, sejam plantas ou animais. E também um lugar de acolhimento para quem queira desfrutar de todas estas componentes naturais.

Por isso, pode ser o lugar perfeito para ti, se procuras relaxamento, um pouco de aventura e descanso. Basicamente, uma escapadinha reconfortante de fim de semana.

parques naturais de Trás-os-Montes

E além de toda a riqueza natural, o Parque Natural de Montesinho, ainda proporciona a descoberta de um vasto património histórico e cultural.

Vais ter a oportunidade de descobrir verdadeiras aldeias de xisto, como por exemplo, a aldeia que dá nome ao Parque Natural. A aldeia de Montesinho. Esta aldeia é uma das mais características e também uma das mais bem preservadas desta área nordeste transmontana.

Visita Gimonde e a sua ponte velha. A aldeia de Moimenta e o seu miradouro (com uma vista fabulosa). O Rio de Onor ou os Fornos de Cal na aldeia de Dine.

Como vês, há imensa coisa para fazer ver e desfrutar. Por isso, começa já arrumar a mala. Além disso, se pretenderes visitar este Parque Natural durante os meses de setembro-outubro, ainda podes ter a sorte de assistir à Brama dos Veados – o ritual de acasalamento. Top!

Onde dormir no Parque Natural de Montesinho?

Alformil (nível 3): localizado em Bragança. Trata-se de um alojamento muito interessante com quartos bastantes confortáveis e modernos. O alojamento possui terraço, jardim e pequeno-almoço incluído. Boa relação qualidade/preço. Classificação Booking 9,6 Excecional

A Lagostoa Perdida: turismo rural bastante agradável e acolhedor localizado em Montesinho. Os quartos possuem decoração única e muito conforto. Pequeno-almoço e jantar incluídos. A 8 km de distância localiza-se a escola de equitação da Lagosta Perdida. Classificação Booking 9,5 Excecional

Candeias do Souto: turismo rural muito acolhedor localizado em Bragança. Dispõe de um terraço e jardim agradáveis. Além disso, ainda disponibiliza bicicletas gratuitas para dares um passeio nas redondezas. Tem pequeno-almoço incluído e uma relação preço/qualidade bastante boa. Classificação Booking 9,3 Soberbo

Parque Natural do Douro Internacional

Não há dúvida de que o Parque Natural do Douro Internacional é uma das mais esplendorosas paisagens de Portugal (embora fronteiriça). E falo isto de coração, porque apaixonei-me profundamente por este lugar.

Já tinha ouvido falar muito bem, mas nada como visitá-lo mesmo e poder desfrutar de todos os pontos de interesse. De toda a envolvência, trilhos, spots meio secretos e miradouros do Douro Internacional. Todos eles com uma vista estupefacta para o “Grand Canyon”.

parques naturais de Trás-os-Montes

Foi aqui que fiquei fã de birdwatching. É uma experiência única podermos assistir e apreciar as águias e todas as outras imponentes aves de rapina. Adorei e recomendo.

Não há dúvida, de que o Parque Natural do Douro Internacional acolhe uma série de espécies animais e uma vista colossal de cortar o folego. Foi criado em 1988 e engloba os concelhos de Miranda do Douro e Mogadouro.​

parques naturais de Trás-os-Montes

Portanto, como podes perceber, há muita coisa para explorar neste Parque Natural. Roadtrip pelos miradouros, fazer caminhadas e andar de bicicleta, praticar birdwatching, visitar a cidade de Miranda do Douro.

E para os mais aventureiros – praticar kayak. Simplesmente, brutal. Praticar kayak no Douro Internacional é espetacular.

Onde dormir no Parque Natural do Douro Internacional?

Puial de I Douro: fica localizado na Aldeia Nova, a 7 minutos do centro de Miranda do Douro. É um turismo muito interessante e acolhedor com pequeno-almoço incluído. Tem um jardim muito agradável e piscina exterior. Os quartos são muito confortáveis. Adorei o modo como fui recebi e todo o cuidado. Impecável. Oferece cancelamento gratuito. Classificação Booking 9,5 Excecional

Casas de Campo Cimo da Quinta: fica localizado a 6 km de Miranda do Douro. Quartos modernos e confortáveis. Disponibiliza piscina exterior, jardim agradável. Boa relação qualidade/preço com pequeno-almoço incluído. Além disso, dispõe de serviço gratuito de bicicletas. Oferece cancelamento gratuito. Classificação Booking 9,1 Soberbo

Douro Camping: se gostas de experiências mais naturais e de acampar, este parque de campismo de Miranda do Douro é bastante interessante. Tem área para camping, bongalows, piscina, restaurante e bar. Tem pequeno-almoço incluído e oferece cancelamento gratuito. Classificação Booking 8,9 Fabuloso

Parque Natural Regional do Vale do Tua?

O Parque Natura Regional do Vale do Tua (PNRVT) faz parte da rede nacional de Áreas Protegidas desde setembro de 2004. Fica localizado no Baixo Tua entre os distritos de Vila Real e Bragança. E tem aproximadamente 25.000 hectares de território.

As paisagens são sublimes e a vida selvagem existente neste parque natural ainda mais. Por isso, tenho a certeza de que vais adorar passear, visitar os miradouros e caminhar por toda esta envolvente natural. Até porque são muitos os trilhos que podes percorrer no Vale do Tua.

“Quem cá vive ama o Tua, quem cá vem apaixona-se também.” Artur Cascarejo

Além disso, vais encontrar uma excelente gastronomia, vinhos maravilhosos e muito património histórico nos concelhos de Alijó e Murça (Vila Real), Carrazeda de Ansiães, Vila Flor e Mirandela (Bragança).

Onde dormir no Parque Natural Regional do Vale do Tua?

Bela Vista Silo Hosting: um alojamento fabuloso localizado em Alfândega da Fé. Apresenta paisagens inspiradoras e acomodações modernas com varanda ou um pátio. Além disso, ainda disponibiliza um terraço e serviço de aluguer de bicicletas. Inclui pequeno-almoço e cancelamento gratuito. Classificação Booking 9,2 Soberbo

Quinta da Terrincha: uma quinta de 300 hectares muito agradável em Moncorvo. Apresenta piscina exterior, bar e um jardim tranquilo e desafogado para dar um passeio. Os quartos são confortáveis e grandes, mas acolhedores. Tem cancelamento gratuito. Classificação Booking 9,1 Soberbo

Valonquinta: um alojamento muito interessante localizado em Vila Flor. A propriedade de 20 hectares tem uma vista desafogada, apresenta piscina exterior e um terraço muito agradável. Os quartos são modernos e solarengos. Oferece pequeno-almoço e cancelamento gratuito. Classificação Booking 8,6 Fabuloso

Organiza a tua viagem

Descobre todas as ferramentas para viajares mais e melhor!

error: Conteúdo Protegido

QUERES VIAJAR MAIS E MELHOR?

 

Subscreve a minha Newsletter e recebe todas as sugestões de viagens, dicas e roteiros criativos no teu e-mail.

Recebi o teu pedido de subscrição. Por favor, confirma o registo no e-mail que te enviei agora. Obrigada!

Pin It on Pinterest

Share This