Se vais visitar Aveiro, então não podes perder um dos pontos turísticos mais descontraídos e ligados à natureza. Um passeio fantástico que podes fazer em forma de caminhada, passeio de bicicleta ou corrida pelos passadiços de Aveiro.

passadiços de aveiro

Aveiro é uma cidade jovem, moderna e extremamente inspiradora. Mas, além do cariz citadino, tem muitas outras particularidades. Ou não estivéssemos a falar de uma localização extremamente privilegiada em termos de biodiversidade e paisagem natural.

Mesmo nos arredores de Aveiro, há muitas atividades que podes fazer na natureza. Como visitar a Reserva Natural de S. Jacinto ou a BioRia, por exemplo.

Assim sendo, com este artigo, quero convidar-te a conhecer um pouco mais a Ria de Aveiro e os seus encantos naturais. Portanto, equipa-te com uma roupa confortável, água na mochila, e anda daí descobrir toda a paisagem em torno dos passadiços de Aveiro!

E não te preocupes, porque vou deixar todas as informações necessárias para a tua caminhada ser um sucesso.

passadiços de aveiro

Sobre os Passadiços de Aveiro

Os passadiços de Aveiro estão inseridos na extensa e magnífica via ecológica ciclável que liga Aveiro a Estarreja. O percurso tem uma distância total de 23km. E posso dizer que é uma rota fabulosa que atravessa sapais e pequenos bosques.

Mas, sendo os passadiços de Aveiro apenas uma parcela desta beleza, a sua extensão total é de 7,5 km (ida e volta 15 km).

São 7,5 km muito fáceis de percorrer, até porque o trajeto é plano e arejado. Fazendo-se acompanhar do curso da ria de Aveiro por meio de passadiços de madeira e caminho em terra batida.

É um trilho belíssimo, alegre e que nos faz sentir a natureza muito perto. Vais encontrar uma composição paisagística digna de um quadro. Há barcos de madeira naufragados, ilhotas desertas e muitas espécies características desta região.

Sugestão: se tiveres interesse, a via ecológica ciclável também tem um segundo percurso que liga Vagos a Mira. E são cerca de 25 km.

Quando visitar os Passadiços de Aveiro?

Podes fazer o percurso em qualquer altura do ano. Mas, aconselho-te a escolher uns dias mais soalheiros. De forma, a conseguires aproveitar melhor o que os passadiços de Aveiro têm para oferecer. Muita paisagem, fauna e flora incríveis!

Pessoalmente, prefiro a altura da primavera ou do verão. Porque, os dias são maiores e as cores estão ao rubro.

Portanto, basta escolheres a melhor altura do dia para iniciares o teu trajeto. Seja de manhã bem cedinho para desfrutares dos primeiros raios de sol.

Ou, mesmo, ao entardecer. Porque, com o pôr do sol, a paisagem fica de apaixonar qualquer visitante! Além disso, ainda consegues captar fotografias magníficas!

Como chegar aos Passadiços de Aveiro?

— Cais de São Roque:

Como referi anteriormente, a rota completa dos passadiços de Aveiro têm uma extensão de 7,5km (15 ida e volta). E iniciam-se muito próximo do centro da cidade de Aveiro, em particular no Cais de São Roque.

Neste caso, não precisas de te deslocares de carro ou transportes públicos até ao ponto de partida da caminhada. Do centro da cidade, rapidamente chegas a pé.

Informação Prática – a partir do Cais de S. Roque​:

  • Distância total: 7,5km (ida e volta 15km)
  • Tipo de trajeto: linear
  • Grau de dificuldade: fácil
  • Início do trajeto: Cais de S. Roque
  • Fim do trajeto: Ponte caída sobre o rio Vouga em Vilarinho

— Cais da Ribeira de Esgueira:

Por outro lado, caso não queiras caminhar tantos quilómetros, podes optar por iniciar o trajeto fora do centro da cidade de Aveiro, no Cais da Ribeira de Esgueira. O trilho totaliza uma distância de 5km (ou seja, 10 km ida e volta).

Neste caso, precisas de um veículo para chegares até ao ponto de partida. Pessoalmente, desloquei-me de carro até ao Cais da Ribeira de Esgueira (por GPS), estacionei e iniciei o percurso. Assim que chegas, vês logo o início dos passadiços de Aveiro. Não há que enganar.

Informação Prática – a partir do Cais da Ribeira de Esgueira:

  • Distância total: 5,0km (ida e volta 10km)
  • Tipo de trajeto: linear
  • Grau de dificuldade: fácil
  • Início do trajeto: Cais de Ribeira de Esgueira
  • Fim do trajeto: Ponte caída sobre o rio Vouga em Vilarinho

— Rio Novo do Príncipe, em Vilarinho​:

Outra opção, pode ser sempre fazeres o percurso dos passadiços de Aveiro ao contrário. Ou seja, começares no ponto de chegada, em Rio Novo do Príncipe, localizado em Vilarinho.

passadiços de Aveiro

O que levar para o passeio, Recomendações?

O percurso não tem wc ou cafés, portanto leva isso em consideração quando te estiveres a preparar para a caminhada pelos passadiços de Aveiro. Também alerto para teres o máximo cuidado, de forma a não deitares lixo, garrafas, ou outro tipo de material para o chão.

Durante a caminhada vi algum lixo, plásticos, e isso deixa-me bastante triste. Porque a natureza é a nossa casa e sem ela não podemos desfrutar da maior preciosidade que é a vida. Portanto, fica a dica e o apelo para uma maior consciência de preservação e amor pela natureza.

Provavelmente, não é o teu caso, mas podes sempre ajudar a partilhar a mensagem de apelo com os teus amigos, família, colegas de trabalho, etc!

Partilho algumas recomendações importantes para a tua caminhada pelos passadiços de Aveiro:

  • Roupa e calçado confortáveis
  • Garrafa de água
  • Snacks
  • Saco do lixo
  • Óculos de sol
  • Protetor solar
  • Chapéu
  • Máquina fotográfica
  • Mochila pequena para guardares o material

Organiza a tua viagem

Descobre todas as ferramentas para viajares mais e melhor!

error: Conteúdo Protegido

QUERES VIAJAR MAIS E MELHOR?

 

Subscreve a minha Newsletter e recebe todas as sugestões de viagens, dicas e roteiros criativos no teu e-mail.

Recebi o teu pedido de subscrição. Por favor, confirma o registo no e-mail que te enviei agora. Obrigada!

Pin It on Pinterest

Share This