A minha proposta de hoje é convidar-te a embarcar num incrível passeio de barco em Sesimbra, a bordo do Astrolábio, uma embarcação tradicional de 1949. O melhor de tudo? Poderes aceder a praias e lugares paradisíacos, dignos de um cartão-postal altamente inspirador.

Já não é segredo para ninguém que o Parque Natural da Arrábida (PNA) é um dos pontos mais abençoados de Portugal. E se conheces esta região, sabes bem do que estou a falar. Mas, se não conheces, vais sempre a tempo de visitá-la e de incluíres este passeio de barco na tua viagem.

É perfeito para um roteiro de passagem por Sesimbra, Azeitão, Setúbal e/ou Tróia. E a promessa? De um momento em plena comunhão com a natureza, rodeada por águas cristalinas e paisagens brutais.

Além disso, também é uma excelente opção para um dia de convívio diferente na companhia de amigos e família.

Portanto, como vês, por aqui a paisagem e descontração prometem. Por isso, vamos agora ficar a par de toda a informação sobre este passeio de barco em Sesimbra com a Ahoy Portugal: melhor altura, local de saída, rotas, duração e preços e muito mais.

passeio de barco sesimbra

Passeio de barco em Sesimbra: o Astrolábio

Não quero começar a falar da minha experiência sem primeiro dar-te a conhecer o grande responsável por toda esta aventura, o Astrolábio. Um veleiro de madeira encantador e tradicional do ano de 1949.

Veleiro este que em tempos foi um valente transportador de pescado fresco para terra. E que hoje, aposentado das suas dignas funções, nos permite ter uma real experiência de luxo em pleno Parque Natural.

passeio de barco em sesimbra

Ou seja, este passeio de barco em Sesimbra não podia tornar-se mais singular. E porquê? Porque, o ecrã panorâmico são as belas paisagens do PNA.

E a sala de cinema, é esta embarcação fenomenal que nos permite aceder a uma experiência memorável e descontraída, visitando parte ou área total do Parque Natural da Arrábida e ainda a Península de Tróia.

Portanto, se gostas de cenários mais charmosos e rústicos (como eu), tenho a certeza de que vais adorar toda a visita a bordo deste castiço companheiro de viagem.

Além disso, o Astrolábio ainda garante maior diferenciação pela sua cabine interior com acesso: a casa de banho (que funciona com água salgada) e duas camas para o caso de te apetecer descansar um pouco em passeios de dia completo.

Quando fazer o passeio de barco pela Arrábida?

A verdade é que qualquer altura pode ser perfeita para desfrutares deste passeio de barco na Arrábida. Porque cada estação tem o seu potencial, a sua essência e beleza.

Portanto também vai depender um pouco do teu objetivo, preferências e companhia se quiseres usufruir dos passeios de barco privados.

Mas diria que as meias estações são ótimas alturas: primavera e inícios de outono. Isto porque nestes meses as temperaturas são mais amenas e agradáveis. Também não há tanta afluência de turismo (como na época alta). E depois, porque em termos de condições não são tão ventosas como em certos dias de verão.

Ou seja, ao contrário do que possas pensar, não é necessário estares no pico do verão ou primavera. É claro que isso concede-te a possibilidade de dares uns belos mergulhos durante a viagem.

No entanto, há outras alturas do ano tão ou mais bonitas para desfrutares desta experiência. Até porque, o Parque Natural da Arrábida está “aberto” o ano inteiro e a Ahoy Portugal também.

Por isso, se queres conhecer um lugar novo e usufruir de um dia diferente na companhia da natureza ao som do mar, podes fazê-lo perfeitamente em qualquer altura do ano, incluindo a época média/baixa de outono e inverno. Provavelmente, a altura mais interessante para verdadeiros apreciadores da natureza.

Curiosidade:

Sabias que o nome da Califórnia (nos EUA) tem origem portuguesa, em particular na praia da Califórnia, em Sesimbra?

Foi o navegador português, de Sesimbra, que deu o nome da praia da sua terra ao pedaço de terra encontrado nos EUA.

passeio de barco arrabida

Encontra aqui as melhores recomendações de hotéis em Sesimbra.

Passeio de barco em Sesimbra com a Ahoy Portugal: a minha experiência

Há algum tempo que eu queria conhecer a costa do Parque Natural da Arrábida de barco e ter a oportunidade de mergulhar nestas águas encantadoras e inacessíveis. Mas ainda não tinha surgido a oportunidade. E também, porque não existia assim tanta oferta quanto isso.

Então, a oportunidade surgiu este ano e, como cereja no topo do bolo, foi a bordo de um veleiro. O que tornou toda o passeio de barco ainda mais charmoso e inesquecível.

passeio de barco arrabida

E foi graças à equipa da Ahoy Portugal (representada pela Mariana e o Rodrigo) que me foi possível conhecer e aprender um pouco mais sobre estes lugares fantásticos. Onde não faltam falésias, enseadas idílicas, grutas, formações rochosas e águas cristalinas.

passeio de barco arrabida

Porto de Sesimbra

No relógio marcavam as 10h.

E, minutos depois de embarcarmos no Astrolábio, no porto de Sesimbra, estávamos a dizer adeus à civilização e a rumar em direção à área mais selvagem da costa.

Agora, com vista para as magníficas falésias, entrámos no Admirável Mundo Novo. Nome dado pelos escaladores a este particular setor de escalada.

Realmente, não há dúvida de que foram criativos na escolha do nome. E de certa forma expressa bem a verdadeira essência deste lugar. Pois, é de facto um mundo totalmente novo para os visitantes de primeira viagem.

E arrisco em dizer que para os de segunda, terceira e de todas seguintes. Porque a natureza tem esta particularidade, torna-se única para todos aqueles que a desejam apreciar genuinamente.

passeio de barco em sesimbra

Baía da Armação

O tempo parecia não passar, mas a verdade é que já estávamos a chegar à curiosa Baía da Armação. Aqui, um lugar lidíssimo onde as grutas nas rochas se conectam por toda a encosta num sistema único e complexo.

Quanto à Baía da Armação e à sua pequena fortaleza, foram durante décadas um local de abrigo das embarcações de Sesimbra e das armações de pesca.

E de repente, num piscar de olhos, estávamos agora num dos pontos mais altos deste passeio de barco em Sesimbra. Uma paragem descontraída com música ambiente para desfrutarmos de toda a envolvência deste lugar. Onde não faltam fundos de areia e águas límpidas para mergulhar, fazer snorkling e stand-up paddle.

Praia Ribeiro do Cavalo

E nisto, a manhã seguia estreita e, portanto, era altura de mudarmos o rumo da nossa rota. Agora, em direção à praia selvagem do Ribeiro do Cavalo. Sem dúvida, um momento único e inspirador deste passeio de barco.

Porque, seja por terra ou de barco, esta praia não deixa mesmo nada a desejar, muito pelo contrário. Até porque a perspetiva deste lado do mar é tão ou mais apaixonante do que apreciada de terra. Daqui tudo parece um cenário de filme…

passeio de barco em sesimbra

Baía do Frade

Chegando agora à Baía do Frade, a paisagem e o enquadramento não podiam ser melhores. Uma baía reservada, com uma água de tons verde-esmeralda lindíssimos. Chegou mesmo a recordar-me a​ Lagoa de Pileh na Tailândia, autêntico!

Mas, por aqui não só as águas que se destacam. Porque, a grande protagonista é a gruta do Frade. Um verdadeiro tesouro subterrâneo descoberto pelos espeleólogos de Sesimbra.

Certamente, será uma grande aventura conhecer todas estas salas numa visita espeleológica.

passeio de barco arrabida

Cova Mijona e Inferno

Embora pequenas e quase inacessíveis por terra, estas duas praias integram o compêndio de maravilhas do Parque Natural da Arrábida. E fiquei a conhecê-las pela primeira vez neste magnífico passeio de barco em Sesimbra.

Por aqui, só nos resta apreciar e integrar este momento.

passeio de barco arrabida

Paragem para degustação

Seguindo a viagem de regresso, usámos o tempo que nos restava para usufruirmos de uma paragem descontraída de convívio, ao sabor de um cálice de moscatel (bebida regional), fruta e frutos secos.

Mais um momento épico desta viagem pela encosta de Sesimbra!

passeio de barco arrabida

Regresso ao porto marítimo de Sesimbra

Pois, é. O tempo cronológico correu, e estávamos de regresso ao ponto de partida inicial. Mas agora muito mais ricos e inspirados com toda esta paisagem, curiosidades, história e envolvência natural.

O bom das viagens e de explorar novos lugares é o conhecimento e a sensação de preenchimento. E isso, não é material, é algo que se sente e impacta de forma positiva as nossas perceções.

passeio de barco arrabida

Infelizmente, não sobrou tempo de visitar a Baleeira, mas certamente não faltarão oportunidades. Até porque quero conhecer mais lugares deste Parque Natural que não tive oportunidade a bordo deste veleiro fantástico.

passeio de barco arrabida

Acrescento também que gostei bastante de como a visita foi conduzida e de todos os inputs dados pela equipa no sentido de sensibilizar para a importância da conservação desta área de reserva marinha.

Porque, para mim, é importante saber que estou a contribuir para produtos e serviços que realmente respeitam o ambiente e o nosso planeta.

passeio de barco arrabida

Saída de barco com a Ahoy Portugal: Sesimbra

O Astrolábio está abrigado no porto marítimo de Sesimbra. No entanto, também ocorrem saídas a partir de Setúbal e Tróia.

Portanto, se estás a planear uma escapadinha de fim de semana ou uns dias de férias por Sesimbra e/ou Setúbal, recomendo um belo passeio de barco em Sesimbra com a Ahoy Portugal.

Porque, além de poderes conhecer todo o rol de pontos turísticos naturais do PNA, ainda vais ter a oportunidade de desfrutar de um dia diferente, próximo da natureza, ao som relaxante do fluxo das águas.

passeio de barco arrabida

Por outro lado, se vives em Lisboa ou próximo, convido-te a juntares um grupo de amigos ou familiares e desfrutares de um passeio privado de dia completo.

Porque são apenas 40km de distância até Sesimbra, e um passeio destes é sempre uma excelente atividade para te ajudar a sair da rotina, respirar novos ares e conhecer novas e belas paisagens.

E, depois, Sesimbra é uma vila muito cativante com alta qualidade de vida que certamente vais adorar conhecer. É jovem, descontraída e bastante habituada a receber visitantes.

Ou seja, é um dos pontos de paragem obrigatórios, num roteiro pelo Parque Natural da Arrábida. Não só pelo ambiente e importância da vila e do seu castelo, mas também pela natureza e praias idílicas que tem ao seu redor.

passeio de barco arrabida

E sim, a realidade é que Sesimbra recebe (todos os anos) pessoas de toda a parte para conhecer uma das praias mais bonitas de Portugal e quiçá do mundo. A agradável e inspiradora praia do Ribeiro do Cavalo.

Sabes? A tal praia que dizem fazer lembrar algumas das mais bonitas do sudoeste asiático… e não, não é só mais um boato exagerado. É verdade, parece mesmo. E ter a oportunidade de fotografá-la e visitá-la de barco, é lindo!

passeio de barco arrabida

Lugares incríveis para visitar no passeio de barco pela Arrábida com a Ahoy Portugal

A costa do Parque Natural da Arrábida é enorme. Por isso, há muito para explorar. Inclusive, se tiveres sorte, podes ter a oportunidade de avistar algumas espécies marinhas incríveis, como o golfinho-comum, golfinho-roaz, etc. Tanto do lado de Sesimbra, como do lado do rio Sado, o que torna toda a experiência ainda mais emocionante.

Ora, em relação aos lugares a visitar, tudo vai depender da rota que escolhas com a Ahoy Portugal. Porque, em cada uma delas, vais poder visitar lugares diferentes.

Ou, até mesmo visitá-los a todos, caso escolhas os passeios privados de dia completo (7h ou 10h). Que recomendo muito, uma vez que permitem uma visita por toda (ou praticamente toda) a fascinante Costa do Parque Natural da Arrábida.

Além disso, ainda te proporcionam uma verdadeira experiência de glamour com refeição a bordo. Ou seja, um cenário idílico, num barco de charme, onde tu escolhes as águas do Parque Natural a mergulhar.

passeio de barco em sesimbra

E agora, para te despertar ainda mais a curiosidade, deixo-te alguns dos muitos pontos para visitar e sentir durante este passeio de barco em Sesimbra:

  • Falésias incríveis: sabias que a falésia calcária mais alta da Europa está localizada aqui mesmo no Parque Natural da Arrábida?
  • Praias Selvagens: Ribeiro do Cavalo, Cova da Mijona, Praia do Inferno, Praia da Cova, Cramessines, Baleeira, e muitas outras
  • Baia do Calhau da Cova, Enseada da Mula e Enseada do Frade
  • Locais históricos: Forte do Cavalo, Forte da Baralha, Cabo Espichel, Pedra da Mua (onde tem as pegadas dos dinossauros), Castelo de Sesimbra, Fortaleza de Santiago
  • Praias da Arrábida: Portinho da Arrábida, Galapos, Galapinhos, Figueirinha
  • Rio Sado
  • Cidade de Setúbal
  • Península de Tróia

Quais são as rotas que a Ahoy Portugal oferece?

Como já referi, a Ahoy Portugal oferece diferentes roteiros, mediante aquilo que queiras conhecer, a duração e o dinheiro que pretendas investir por pessoa. E sim, digo investir, porque é investir nas nossas experiências, vivências. Porque são elas que nos alegram a alma, aumentam a criatividade e nos fazem sonhar!

Portanto, relativamente às rotas, há percursos mais curtos e outros mais abrangentes e imensivos pela Costa do Parque Natural da Arrábida. Mas, vamos analisar a informação mais ao detalhe com local de embarque, preços e duração.

Rotas Programadas

Encostas de Sesimbra

  • Embarque: Porto de Sesimbra
  • Tipo: Passeio privado ou Open tour – sob consulta
  • Preço: 30€ / pessoa (valor válido para grupos de 12-18 pessoas)
  • Duração: 3h

De Sesimbra ao Cabo Espichel

  • Embarque: Porto de Sesimbra
  • Tipo: Passeio privado
  • Preço: 45€ / pessoa (valor válido para grupos de 12-18 pessoas)
  • Duração: 5h

De Sesimbra à Arrábida

  • Embarque: Porto de Sesimbra
  • Tipo: Passeio privado
  • Preço: 60€ / pessoa (valor válido para grupos de 12-18 pessoas)
  • Duração: 5h

Sesimbra, Arrábida e Tróia

  • Embarque: Porto de Sesimbra
  • Tipo: Passeio privado
  • Preço: 85€ / pessoa (valor válido para grupos de 12-18 pessoas)
  • Duração: 8-10h (full day)

4 rotas com saída do porto de Sesimbra

Tróia, Setúbal e Arrábida

  • Embarque: Marina de Tróia ou Setúbal
  • Tipo: Passeio privado
  • Preço: 70€ / pessoa (valor válido para grupos de 12-18 pessoas)

Tróia, Arrábida, Sesimbra​

  • Embarque: Marina de Tróia ou Setúbal
  • Tipo: Passeio privado
  • Preço: 95€ / pessoa (valor válido para grupos de 12-18 pessoas)
  • Duração: 8h (full day)
passeio de barco

2 rotas com saída de Setúbal/Tróia

Para além de todas as rotas disponíveis, o Astrolábio ainda pode ser palco de passeios totalmente exclusivos e personalizados. Como festas de aniversário, despedidas de solteira, ou simplesmente um dia especial junto da família e amigos, onde podes escolher adicionar outras atividades ao passeio de barco pela Arrábida, como kayak, escalada, etc.

passeio de barco em sesimbra

Vantagens do passeio de barco com a Ahoy Portugal

  • Em primeiro lugar, obviamente é poderes conhecer a Costa do Parque Natural da Arrábida numa visita diferenciada a bordo de veleiro clássico de madeira muito charmoso. Que marca a diferença pela sua cabine interior com duas camas e casa de banho
  • Depois, é o facto de saíres com uma equipa dinâmica, cheia de boa disposição e completamente dedicada e disponível para ti. O que é ótimo quando sentimos esse acolhimento
  • Preço competitivo
  • Flexibilidade

Portanto, daquilo que foi a minha experiência, posso fazer-te uma recomendação assertiva de que é uma aventura muito bonita de início a fim. Ou não fosse o barco também o elemento diferenciador dos passeios de barco em Sesimbra. Com uma equipa muito segura e que, acima de tudo, valoriza toda esta natureza deslumbrante e os clientes que viajam com eles.

QUERES VIAJAR MAIS E MELHOR?

 

Subscreve a minha Newsletter e recebe todas as sugestões de viagens, dicas e roteiros criativos no teu e-mail.

Recebi o teu pedido de subscrição. Por favor, confirma o registo no e-mail que te enviei agora. Obrigada!

Pin It on Pinterest

Share This