Se estás à procura de informação sobre os Picos da Europa, então ficas a saber que estás no lugar certo. E que Bulnes é realmente um dos grandes pontos de interesse numa viagem aos grandiosos Picos da Europa.

Bulnes é uma pequena aldeia isolada no cimo da montanha (a uma altitude de 649 metros) e cercada por poderosos picos montanhosos que tanto caracterizam este parque natural.

Ela foi fundada por pastores que num belo dia decidiram viver permanentemente neste lugar. E que obviamente tiveram de abdicar de muitas coisas, porque para chegar até Bulnes só temos duas possibilidades: ou por trilho ou por funicular subterrâneo (inaugurado em 2001).

Confesso que a magia é o percurso e não tanto a passagem de funicular, até porque não é propriamente uma viagem económica.

Portanto, a minha sugestão passa por fazeres o percurso por trilho de ida e volta. Ou em alternativa, subires de funicular e desceres por trilho. Porque a subida até à aldeia de Bulnes pode ser bastante desafiante.

bulnes

Como chegar a Bulnes de funicular?

Basicamente, podes apanhar o funicular para Bulnes em Poncebos. Há um pequeno parque de estacionamento onde podes deixar o carro e depois disso basta comprares o bilhete e esperares que o funicular chegue.

bulnes-funicular

Informações práticas sobre o Funicular de Bulnes.

  • Duração: 8 minutos
  • Distância: 5km
  • Preço funicular: 17,61€ (ida); 22,16€ (ida-volta)
  • Horário funcionamento (alta temporada): 10:00-20:00h (a cada 30 minutos)
  • Horário funcionamento (baixa temporada): 10:00-12:30h-14:00-18:00h

Como chegar a Bulnes por trilho?

Para chegares a Bulnes por trilho tens de te deslocar até Poncebos, estacionar o carro e começar o teu percurso a partir daqui.

A rota inicia-se no mesmo ponto da famosa Ruta del Cares – que vai até Caín de Valdeón. Mas que depois se separa a partir da Puente de La Jaya, seguindo a Ruta del Canal del Tejo.

Mais à frente vais encontrar uma ponte de madeira – Puente del Zargo, caminhos estreitos e uma paisagem inigualável.

Chegada à placa verde com a Ruta de La Reconquista, há um trilho à esquerda que leva a Bulnes de Abajo e o trilho à direita leva a Bulnes de Arriba (El Castillo).

A aldeia de Bulnes é para Bulnes de Abajo e a partir daqui são cerca de 15-20 minutos a pé até à pequena aldeia.

Depois disso, passas pela entrada do funicular e depois de alguns metros em trilho entras na tão esperada aldeia de Bulnes.

bulnes

O percurso Poncebos-Bulnes está totalmente sinalizado e são 8 km (ida e volta) de caminhada. Mas, vale ressaltar que o percurso de subida a Bulnes é bastante desafiante.

Porque, como Bulnes está situada no cimo da montanha, é necessário superares um desnível de 400 metros, com declives que podem chegar aos 18%.

Claro que este trilho o que tem de complexo, tem de pura beleza e magnitude. E ter o privilégio de conhecer todas estas rotas e paisagens é uma verdadeira bênção!

Eu como gosto de estar na natureza e de caminhadas, privilégio as caminhadas. Mas se não tiveres tempo ou vontade ou resistência física, a melhor solução é chegares até Bulnes a partir do funicular.

Informações práticas da Ruta del Canal del Tejo desde Poncebos a Bulnes

  • Tipo de trilho: linear (Poncebos-Bulnes-Poncebos)
  • Distância: 8 km (ida-volta)
  • Duração: 1:00-1:30h
  • Dificuldade: moderada

O que ver e fazer em Bulnes?

Ora, eis que entramos em Bulnes, uma das aldeias mais encantadoras e isoladas das Astúrias!

Logo à entrada pára veres a pequena capela – Capilla de las Nieves. E a partir daqui segue e começa a explorar o centro da aldeia. Ou seja, as casinhas características, as ruas, os enfeites, as pequenas pontes sobre o rio.

Além disso, recomendo que visites o Miradouro Picu Urrielle. Podes fazê-lo através de um pequeno trilho de 10 minutos, a subir.

Daqui consegues ver o Naranjo de Bulnes (Picu Urrielle), o mais afamado pico do Parque Nacional dos Picos da Europa, com 2518 metros acima do nível do mar.

Além disso, se quiseres comer ou beber algo, podes fazê-lo nos poucos cafés da aldeia.

Outros artigos sobre os Picos da Europa

Se queres informação detalhada e inspiradora sobre todos lugares, paisagens, trilhos, dicas e roteiro, sugiro que leias o melhor roteiro de carro completo de 5 dias pelos Picos da Europa.

Sugiro também uma leitura para conheceres os deslumbrantes Lagos de Covadonga. Um dos pontos altos de uma viagem aos Picos da Europa, inigualável.

Seguro de viagem para os Picos da Europa

Não devemos descurar a nossa proteção quando saímos fora de Portugal. E tendo em conta que é uma viagem à nossa vizinha Espanha, sugiro a cobertura IATI Escapadinhas, da IATI Seguros. Uma agência completamente especializada em seguros de viagem.

A IATI Escapadinhas é um seguro super económico e abrangente (assistência médica, bagagem, desportos aventura e animais de estimação). Além disso, tem com cobertura COVID-19, seja para assistência em viagem, como para cancelamentos.

Ou seja, se fizeres uma simulação para 7 dias vais pagar, no mínimo, 20 e poucos euros. Portanto, como vês, vale a pena estar segurado.

Faz agora a uma simulação para a tua viagem aos Picos da Europa e desfruta de 5% de desconto através do meu link!

Observação: esta página de artigo contém link de afiliados. Por isso, por cada reserva que efetuares através dos meus links, eu ganho uma comissão. Dessa forma, ajudas a Saber Viajar a manter-se viva e a produzir cada vez mais conteúdo de qualidade. E a boa notícia? É que não pagas nada a mais por isso! De coração, obrigada!

QUERES VIAJAR MAIS E MELHOR?

 

Subscreve a minha Newsletter e recebe todas as sugestões de viagens, dicas e roteiros criativos no teu e-mail.

Recebi o teu pedido de subscrição. Por favor, confirma o registo no e-mail que te enviei agora. Obrigada!

Pin It on Pinterest

Share This