É só uma das enseadas mais incríveis da costa portuguesa e, sim, estou a falar da extraordinária Praia Ribeira do Cavalo. Esta praia fica localizada em plena vila de Sesimbra (distrito de Setúbal) e encanta qualquer viajante, aventureiro ou apreciador da natureza!
Na verdade, o seu nome oficial é Praia Ribeiro do Cavalo, mas é comummente conhecida como a Praia Ribeira do Cavalo. Portanto, é assim que continuarei a referir-me a ela ao longo do artigo.

Por se tratar de uma praia em estado selvagem, não oferece serviços de vigilância e restauração, além disso o trilho de acesso é um pouco sinuoso.
Mas repara que é, precisamente, por esse motivo que a Praia Ribeira do Cavalo se torna ainda mais distinta e apetecível. Porque, conserva toda a sua beleza e naturalidade. E a inacessibilidade só a torna ainda mais épica.
Pessoalmente, partilho da opinião de que esta praia tem mesmo uma aura bastante especial. E por essa razão, aconselho qualquer pessoa – amante de trilhos e aventura, a visitar esta pequena pérola da Serra da Arrábida.
Tenho a certeza de que não te vais arrepender da visita, muito pelo contrário. Neste artigo vou explicar tudo sobre como podes chegar à praia, sem dramas. Deixo também 7 dicas e ainda algumas recomendações de hotéis em Sesimbra, caso necessites.

O que vais encontrar neste artigo sobre a Praia da Ribeira do Cavalo:
Como já referi anteriormente, a Praia Ribeira do Cavalo é uma praia selvagem, por isso torna-se pouco acessível. Mas, existem 2 formas de chegares até a esta idílica enseada.
Podes chegar à praia através de um pequeno trilho. Mas, convém teres algum cuidado, porque é um percurso de dificuldade média-alta.
Então, depois de chegares à vila de Sesimbra, segue em direção às praias da Califórnia e Praia do Ouro (na N378). Mais á frente, na rotunda depois do Clube Naval de Sesimbra, continua em frente. E assim que encontrares uma estrada em terra batida à direita, vira e estaciona onde for mais confortável.

Nesta altura, vais ter uma caminhada com cerca de 1 km até chegar ao início do percurso que dá acesso à praia. A entrada para o trilho fica do lado esquerdo. É perfeitamente percetível, portanto não há que enganar.
A partir daqui, segue-se um caminho um tanto sinuoso pela falésia abaixo, até que se dá o grande momento – a chegada à maravilhosa praia do Ribeiro do Cavalo. Tenho a certeza de que vais adorar esta visita. Porque é, sem dúvida, um verdadeiro paraíso na terra! Afinal, não é à toa que esta praia é conhecida pela sua semelhança com algumas das praias da Tailândia.
Δ Atenção: é fundamental levar ténis calçados. Não leves sapatos, e muito menos chinelos. Toda a atenção é pouca, porque existem descidas íngremes e algumas pedras pelo caminho.

O acesso alternativo via mar é bastante rápido e atrativo. Por isso, se quiseres chegar por barco, existem algumas empresas que fazem este trajeto. São cerca de 10 minutos.
Outra alternativa incrível por mar é fazeres o percurso de kayak. Eu não fiz, mas espero sinceramente vir a fazê-lo em breve.
Há pacotes muito simpáticos para quem quer aventurar-se pela costa e explorar grutas, paisagens e algumas outras praias da Serra da Arrábida. Por isso, vou partilhar alguns deles. Até para te dar conhecer alguma da oferta existente.
Entretanto, se te interessar, já sabes, podes fazer a compra através dos links e contribuir para mais partilha de conteúdo interessante e de qualidade, aqui, na Saber Viajar.

1. Mais uma vez, alerto para o uso de roupa e calçado adequado. Vais atravessar um percurso ligeiramente turbulento. Por isso, não leves logo roupa de praia vestida e muito menos chinelos de dedo. Podes levar, claro, mas na mochila para calçares depois, se assim o entenderes.
2. Muito importante, leva protetor solar e óculos de sol. Se fizeres o trilho no verão, convém protegeres-te antes de iniciares a caminhada.
3. A água é fundamental. Não deixes de levar. No mínimo, uma garrafa de água por pessoa.
4. Leva lanche na mochila. Como referi anteriormente, não há serviços de restaurante nem de bar. Por isso, se fores passar o dia, manhã ou tarde, aconselho-te a levar lanche adequado ao período de tempo na praia Ribeira do Cavalo.
5. Um elemento extremamente importante nas saídas para a natureza, é o saco do lixo. Eu levo sempre um ou mais quando vou para a praia ou para passeios pedestres. Lembra-te que a praia não é concessionada, portanto, o caixote do lixo não é um recurso muito disponível neste lugar.
6. Leva máquina fotográfica ou telemóvel com qualidade de fotografia, porque esta praia merece ser fotografada!
7. Toalha e fato de banho, também são acessórios importantes, principalmente se fores fazer praia.
→ Hotel dos Zimbros: é um hotel espetacular de 4 estrelas. E, apesar de não estar localizado no centro da vila (7,8 km do centro), tem ótimas recomendações dos hóspedes. Oferece excelentes condições e está agradavelmente bem enquadrado num jardim exuberante. Pontuação de 8,4 (ótimo).
→ Vila de Sol (alojamento, casa): este alojamento não podia ficar fora da lista de sugestões de onde ficar em Sesimbra. São 4,7 km de distância do centro, mas rapidamente percorríeis de carro. Esta é a sugestão mais económica e a mais bem cotada. Tem espaços muito agradáveis, descontraídos e piscina. Pontuação de 9,6 (excecional).
→ Hotel Sheraton Sesimbra: é uma das mais apreciadas opções de alojamento para desfrutar em Sesimbra. Além de todo o conforto que oferece como hotel de 4 estrelas, ainda tem uma localização bastante boa. Fica a 1,0 km de distância do centro da vila. É um hotel com um espaço muito agradável. Pontuação de 8,5 (ótimo).
→ SANA Sesimbra Hotel: além de toda a sua qualidade, a localização deste hotel é incontestável. Fica precisamente no centro da vila de Sesimbra e ainda disponibiliza uma vista para o mar maravilhosa. Quase todos os quartos têm varanda e a praia é do outro lado da estrada. Pontuação de 8,5 (ótimo).

Descobre todas as ferramentas para viajares mais e melhor!