É só uma das enseadas mais incríveis da costa portuguesa e, sim, estou a falar da extraordinária Praia Ribeira do Cavalo. Esta praia fica localizada em plena vila de Sesimbra (distrito de Setúbal) e encanta qualquer viajante, aventureiro ou apreciador da natureza!

Na verdade, o seu nome oficial é Praia Ribeiro do Cavalo, mas é comummente conhecida como a Praia Ribeira do Cavalo. Portanto, é assim que continuarei a referir-me a ela ao longo do artigo.

praia ribeira do cavalo

Por se tratar de uma praia em estado selvagem, não oferece serviços de vigilância e restauração, além disso o trilho de acesso é um pouco sinuoso.

Mas repara que é, precisamente, por esse motivo que a Praia Ribeira do Cavalo se torna ainda mais distinta e apetecível. Porque, conserva toda a sua beleza e naturalidade. E a inacessibilidade só a torna ainda mais épica.

Pessoalmente, partilho da opinião de que esta praia tem mesmo uma aura bastante especial. E por essa razão, aconselho qualquer pessoa – amante de trilhos e aventura, a visitar esta pequena pérola da Serra da Arrábida.

Tenho a certeza de que não te vais arrepender da visita, muito pelo contrário. Neste artigo vou explicar tudo sobre como podes chegar à praia, sem dramas. Deixo também 7 dicas e ainda algumas recomendações de hotéis em Sesimbra, caso necessites.

Guia prático para visitar a Praia Ribeira do Cavalo

Como já referi anteriormente, a Praia Ribeira do Cavalo é uma praia selvagem, por isso torna-se pouco acessível. Mas, existem 2 formas de chegares até a esta idílica enseada.

⇒ Como visitar a Praia Ribeira do Cavalo por trilho?

Podes chegar à praia através de um pequeno trilho. Mas, convém teres algum cuidado, porque é um percurso de dificuldade média-alta.

Então, depois de chegares à vila de Sesimbra, segue em direção às praias da Califórnia e Praia do Ouro (na N378). Mais á frente, na rotunda depois do Clube Naval de Sesimbra, continua em frente. E assim que encontrares uma estrada em terra batida à direita, vira e estaciona onde for mais confortável.

praia ribeira do cavalo

Nesta altura, vais ter uma caminhada com cerca de 1 km até chegar ao início do percurso que dá acesso à praia. A entrada para o trilho fica do lado esquerdo. É perfeitamente percetível, portanto não há que enganar.

A partir daqui, segue-se um caminho um tanto sinuoso pela falésia abaixo, até que se dá o grande momento – a chegada à maravilhosa praia do Ribeiro do Cavalo. Tenho a certeza de que vais adorar esta visita. Porque é, sem dúvida, um verdadeiro paraíso na terra! Afinal, não é à toa que esta praia é conhecida pela sua semelhança com algumas das praias da Tailândia.​

Δ Atenção: é fundamental levar ténis calçados. Não leves sapatos, e muito menos chinelos. Toda a atenção é pouca, porque existem descidas íngremes e algumas pedras pelo caminho.

⇒ Como visitar a praia Ribeira do Cavalo de barco ou kayak?

O acesso alternativo via mar é bastante rápido e atrativo. Por isso, se quiseres chegar por mar, podes fazê-lo de barco ou kayak. Felizmente já existem boas empresas a operar nesta fantástica costa de Sesimbra. Por isso, se preferires, podes optar por prescindir do trilho e aventurares-te num belo e descontraído passeio de barco.

Eu já visitei a praia Ribeira do Cavalo tanto por trilho como de barco, e posso dizer-te que é deslumbrante de qualquer das formas. Claro, se fores de kayak é mais uma pequena aventura e aproveitas para te divertires de kayak. Até porque é bastante apetecível no sentido em que esta costa é bastante tranquila, sem ondas.

Por outro lado, de barco é um passeio maravilhoso, porque tens a oportunidade de visitar calmamente a costa de Sesimbra e desfrutar de toda a sua beleza e encantos. E a praia Ribeira do Cavalo é sem dúvida um deles.

7 dicas para a tua visita à Praia da Ribeira do Cavalo

1. Mais uma vez, alerto para o uso de roupa e calçado adequado. Vais atravessar um percurso ligeiramente turbulento. Por isso, não leves logo roupa de praia vestida e muito menos chinelos de dedo. Podes levar, claro, mas na mochila para calçares depois, se assim o entenderes.

2. Muito importante, leva protetor solar e óculos de sol. Se fizeres o trilho no verão, convém protegeres-te antes de iniciares a caminhada.

3. A água é fundamental. Não deixes de levar. No mínimo, uma garrafa de água por pessoa.

4. Leva lanche na mochila. Como referi anteriormente, não há serviços de restaurante nem de bar. Por isso, se fores passar o dia, manhã ou tarde, aconselho-te a levar lanche adequado ao período de tempo na praia Ribeira do Cavalo.

5. Um elemento extremamente importante nas saídas para a natureza, é o saco do lixo. Eu levo sempre um ou mais quando vou para a praia ou para passeios pedestres. Lembra-te que a praia não é concessionada, portanto, o caixote do lixo não é um recurso muito disponível neste lugar.

6. Leva máquina fotográfica ou telemóvel com qualidade de fotografia, porque esta praia merece ser fotografada!

7. Toalha e fato de banho, também são acessórios importantes, principalmente se fores fazer praia.

praia ribeira do cavalo

Onde ficar a dormir? Sugestões de Alojamento:

Hotel dos Zimbros: é um hotel espetacular de 4 estrelas. E, apesar de não estar localizado no centro da vila (7,8 km do centro), tem ótimas recomendações dos hóspedes. Oferece excelentes condições e está agradavelmente bem enquadrado num jardim exuberante. Pontuação de 8,4 (ótimo).

Vila de Sol (alojamento, casa): este alojamento não podia ficar fora da lista de sugestões de onde ficar em Sesimbra. São 4,7 km de distância do centro, mas rapidamente percorríeis de carro. Esta é a sugestão mais económica e a mais bem cotada. Tem espaços muito agradáveis, descontraídos e piscina. Pontuação de 9,6 (excecional).

Hotel Sheraton Sesimbra: é uma das mais apreciadas opções de alojamento para desfrutar em Sesimbra. Além de todo o conforto que oferece como hotel de 4 estrelas, ainda tem uma localização bastante boa. Fica a 1,0 km de distância do centro da vila. É um hotel com um espaço muito agradável. Pontuação de 8,5 (ótimo).

SANA Sesimbra Hotel: além de toda a sua qualidade, a localização deste hotel é incontestável. Fica precisamente no centro da vila de Sesimbra e ainda disponibiliza uma vista para o mar maravilhosa. Quase todos os quartos têm varanda e a praia é do outro lado da estrada. Pontuação de 8,5 (ótimo).

Queres mais recomendações? Então encontra as 12 melhores sugestões no artigo sobre hotéis em Sesimbra.

Observação: esta página de artigo contém link de afiliados. Por isso, por cada reserva que efetuares através dos meus links, eu ganho uma comissão. Dessa forma, ajudas a Saber Viajar a manter-se viva e a produzir cada vez mais conteúdo de qualidade. E a boa notícia? É que não pagas nada a mais por isso! De coração, obrigada!

QUERES VIAJAR MAIS E MELHOR?

 

Subscreve a minha Newsletter e recebe todas as sugestões de viagens, dicas e roteiros criativos no teu e-mail.

Recebi o teu pedido de subscrição. Por favor, confirma o registo no e-mail que te enviei agora. Obrigada!

Pin It on Pinterest

Share This