Visitar Aveiro é uma experiência excecional, e vais ter a oportunidade de perceber isso, assim que te instales na cidade.
Muitas vezes apelidada por “Veneza de Portugal”, Aveiro é conhecida pelos seus pequenos canais pitorescos por onde serpenteiam os tradicionais barcos moliceiros.

Claro está que, esta associação a Veneza, só releva as grandes expectativas dos visitantes em relação à bela cidade de Aveiro. E realmente, é impossível negar toda a prosperidade, beleza, juventude e alegria desta cidade portuguesa.

Portanto, neste artigo, vais encontrar todas as informações relevantes para a tua melhor experiência ao visitar Aveiro! Vais encontrar informações sobre a cidade, o que visitar em Aveiro, o que comer em Aveiro e muito mais!
O que vais encontrar neste artigo sobre o que visitar em Aveiro:
- Como chegar a Aveiro?
- Como te podes deslocar em Aveiro?
- 19 Coisas para veres e fazeres em Aveiro:
- Museu de Aveiro / Santa Joana
- Igreja do Convento de S. Evangelista – Carmelitas
- Museu da Cidade de Aveiro
- Museu da Arte Nova
- Passeio de Barco Moliceiro
- Lago da Fonte Nova
- Mercado Manuel Firmino
- Fórum de Aveiro
- Bairro da Beira Mar
- Praça do Peixe
- Provar os famosos Ovos Moles de Aveiro
- Capela de S. Gonçalinho
- Salinas de Aveiro
- Passadiços da Ria de Aveiro
- Costa Nova
- Farol da Barra
- Museu Marítimo de Ílhavo
- Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto
- Explorar e caminhar pela maravilhosa BioRia
- O que comer em Aveiro?
- Onde dormir em Aveiro?
Se decidires visitar Aveiro vais perceber que é bastante fácil chegar até ao centro da cidade. E além do carro, também há um fluxo grande de transportes públicos. Portanto, é com bastante facilidade que poderás chegar ao centro da cidade.
Claro que, se te deslocares de carro, é bastante rápido e cómodo. No entanto, quando quiseres parar o carro, é conveniente que tenhas atenção ao lugar onde estacionas. Isto, devido à existência de parquímetros um pouco por toda a cidade.

Portanto, convém teres atenção, pra não levares uma multa (caso não tires ticket) ou para não gastares um balúrdio por dia no estacionamento.
De Lisboa, pela autoestrada: são cerca de 250 km, aproximadamente 2h30m.
Do Porto, pela autoestrada: é bastante rápido, porque as cidades são bastante próximas uma da outra. Resume-se a uma distância de cerca de 75 km, aproximadamente 50min.
Por outro lado, caso decidas visitar Aveiro de transportes públicos, como te falei, tens várias opções. Podes fazê-lo de comboio (train), através da rede comboios de Portugal. Ou em alternativa, através de uma das redes de autocarros (ônibus), sendo a mais usual, a Rede Expresso.
Bem, na verdade, a melhor forma de te deslocares dentro do centro da cidade de Aveiro é mesmo a pé ou de bicicleta. Não vale a pena usares carro, porque há muito trânsito. E no centro histórico, nem sequer podes entrar de carro.
Agora, se tiveres planeado visitar Aveiro (arredores) será necessário deslocares-te com outro tipo de meio de transporte. Mas, há autocarros (ônibus) ou táxis.

De qualquer das formas, dentro da cidade de Aveiro estás completamente à vontade para caminhar ou fazer passeios de bicicleta.
Porque a cidade é bastante pitoresca e plana. Portanto, não terás grandes dificuldades em deslocares-te pelo centro.
Tenho a certeza de que, ao visitar Aveiro, te vais apaixonar por toda a envolvência, atividades e dinamismo da cidade de Aveiro. E além disso, a gastronomia é maravilhosa.
Por isso, é bastante provável que te percas nos pratos típicos e doces regionais da região de Aveiro. Mas, não só. Também por toda a beleza, infraestrutura e boa disposição deste destino!

Porque, além do corrupio dos turistas e da vida ativa dos locais, também há a juventude e leveza dos estudantes universitários de Aveiro.
A universidade de Aveiro tem-se desenvolvido bastante nos últimos anos. E por isso, hoje é uma das mais conceituadas do país.
Portanto, é bastante provável que encontres caloiros (alunos do 1º ano de faculdade) a serem praxados, e estudantes trajados (de capa e batina) nas ruas, quando visitares Aveiro.

O museu de Aveiro está instalado num dos mais antigos Conventos de Aveiro, o Convento de Jesus da Ordem Dominicana feminina. Fundado em 1458 e onde viveu a Princesa Santa Joana, filha de D. Afonso V.
Aqui vais ter oportunidade de viajar no tempo e fazer um passeio pelo interior do templo dominicano. Além disso, vais poder conhecer uma série de obras genuínas de pintura, escultura, talha, azulejo e ourivesaria provenientes de outros conventos extintos de Aveiro e de outras regiões.
É um museu muito importante e interessante se fores visitar Aveiro.
Horário de Funcionamento:
- De terça a domingo das 10h00-12h30 e das 13h30-18h00
- Encerra às segundas-feiras.
Também conhecido como Igreja das Carmelitas, este edifício remonta ao início do séc. XVII quando D. Brites de Lara mandou construir um palácio para sua habitação. Anos mais tarde, solicitou autorização para construção de um convento, mas sem efeito.
No entanto, a autorização foi recebida anos mais tarde pelo seu herdeiro, D. Raimundo, que cumpriu a vontade da mãe em fundar um convento.

E em 1657, a habitação foi então transformada num convento feminino para receber a Ordem das Carmelitas Descalças.
Posso dizer que é uma igreja que vale muito a pena visitar em Aveiro. A igreja (1704) preserva a combinação entre os azulejos azuis e brancos com o dourado da talha.
Horário de Funcionamento:
- terça-feira a domingo das 10h00-12h30 das 13h30-18h00
- Encerra à segunda-feira, 1 de janeiro, 1 de maio, dia de Páscoa, 25 dezembro
- Entrada livre
Se queres conhecer um pouco da história que marca a cidade de Aveiro, neste museu vais encontrar um pouco da sua alma histórica. Através de exposições sobre várias temáticas da cidade ao longo dos anos.
E é um museu muito interessante, porque foi construído com a participação e envolvimento da comunidade. Portanto, aqui, vais poder aceder a muita criatividade, cultura e arte de artistas locais.

Este museu situa-se num dos edifícios mais emblemáticos da cidade, a Casa Major Pessoa. É precisamente um centro de exposição de Arte Nova, onde podes descobrir viajar um pouco na história artística.
Além disso, ainda podes fazer uma visita ao pequeno salão de chá multifacetado que existe no rés-do-chão.
Digo multifacetado, porque durante o dia é um salão de chá agradável, e durante a noite ganha o brilho de um bar animado com música ao vivo aos fins de semana.
Horário de Funcionamento:
- Terça-feira a domingo das 10h00-12h30 e das 13h30-18h00
- Visitas livres às exposições: bilhete único [Museu da Cidade e Museu Arte Nova]: 2€

Não há dúvida de que é um dos pontos altos da visita a Aveiro! O passeio de moliceiro na ria de Aveiro é uma atividade muito engraçada e divertida que não pode faltar no teu roteiro. Além disso, tenho a certeza de que vais tirar fotos altamente, principalmente na altura do crepúsculo.
Os moliceiros são os barcos tradicionais da cidade que circulam pelos estreitos canais da cidade: Canal central, Canal do Côjo, Canal das Pirâmides e pelo Canal de São Roque. E tem uma duração de aproximadamente 45 minutos.

É um passeio recreativo, mas também um passeio pela história aveirense. Porque, antigamente, estes barcos moliceiros serviam de suporte à apanha do moliço, existente na ria. Uma alga frequentemente utilizada na fertilização de terrenos agrícolas.
Hoje, estes mesmos barcos (completamente renovados, claro) dão alegria, cor e dinamismo à cidade de Aveiro. Portanto, não podes perder um animado passeio de moliceiro pela ria de Aveiro!
O Largo da Fonte Nova é mais um spot agradável onde podes passear, apreciar a beleza da cidade de Aveiro. E ainda fazer algum desporto. Porque tem um jardim grande e alegre.
É basicamente o terminal do canal da ria dentro da cidade. Por isso, quando passares por aqui, é muito provável que vejas os barcos moliceiros a fazerem a sua rota pelo canal do centro da cidade de Aveiro.

Como eu gosto muito de visitar mercados, deixo-te esta sugestão de visita ao Mercado Manuel Firmino. É um pequeno mercado localizado no centro da cidade de Aveiro. Situado mesmo junto ao canal da ria.
Vais encontrar um mercado alegre, cheio de vida, aromas e produtos de grande qualidade. Portanto, se quiseres petiscar qualquer coisa e gostares de mercados, fica a sugestão de passagem por este mercado no centro de Aveiro.

Noutras circunstâncias um fórum, ou seja, um centro comercial, nunca seria um ponto de atração. Pelo menos na minha opinião, claro. No entanto, na cidade de Aveiro a coisa muda de figura.
E isto deve-se ao facto deste fórum ser um centro comercial ao ar livre. E como está mesmo no centro da cidade, vale muito a pena passares por aqui. Fica localizado junto à ria, assim como o Mercado Manuel Firmino (localizado do outro lado).

Portanto, como vês, tudo é muito perto e rapidamente percorrível a pé num passeio muito agradável. Ou até mesmo de bicicleta.
E o fórum é um lugar muito descontraído, jovem, onde podes lanchar a meio da tarde, ou até mesmo comer um gelado se te apetecer.
Se vais visitar Aveiro, este é mais um dos pontos quentes da cidade. Apelidado como o bairro mais típico de Aveiro, Beira Mar é uma zona com grande popularidade entre moradores e turistas.
Principalmente, à noite. Por ser uma região com vida noturna animada. Estando repleta de restaurantes, cafés e bares.

Podes passear calmamente pelas ruas estreitas, apreciar as fachadas de Arte Nova, percorrer as margens dos canais, como o dos Botirões. Ou ainda visitar o Mercado do Peixe.
Na minha opinião, o Bairro da Beira Mar, é sem dúvida um dos pontos mais típicos da cidade de Aveiro. Nota-se a sua essência e genuinidade.
Portanto, se queres mergulhar na origem, história e essência da cidade de Aveiro, sugiro que não percas o Bairro da Beira Mar.
A praça do peixe é uma das grandes atrações da cidade. Portanto, se vais visitar Aveiro, este é um ponto turístico que não podes perder. Até porque, é onde se concentra a maior parte da animação noturna!
Ou seja, durante o dia, podes passear e visitar o alegre Mercado do Peixe (situado na Praça do Peixe e um lugar a não perder também).

E durante a noite, podes marcar jantar num restaurante ou até mesmo beber um copo e aproveitar a vida noturna. Porque, o que não falta na Praça do Peixe são bares e esplanadas repletos de animação!
O bom das viagens é que nos permitem ter acesso à boa comida e doçaria regionais. E a visita a Aveiro não é diferente.
Os ovos moles são um dos doces típicos da região. E a sua origem remonta aos conventos femininos aveirenses.
Depois da extinção das comunidades de freiras, a receita deste doce maravilhoso passou de geração em geração. Mantendo-se viva até aos dias de hoje.


Além do sabor característico, a aparência dos ovos moles de Aveiro torna-os também únicos. As suas finas camadas de hóstia formam elementos alusivos ao mar. Conchas, peixes, búzios, amêijoas.
Já o recheio indulgente, é uma mistura indulgente de ovos e açúcar que fica para a provares quando fizeres a tua vista a Aveiro.
A Capela de S. Gonçalinho ou de S.Gonçalo de Amarante – santo padroeiro de Aveiro – fica localizado, precisamente, no emblemático Bairro da Beira Mar. Portanto, muito próximo aos canais da ria de Aveiro.
É uma capela pequena constituída por dois hexágonos com maneirista e barroca. Muito simples, mas muito bonita e interessante. É uma verdadeira testemunha do ano de 1714, altura em que foi construída.

A produção de sal é uma das atividades mais antigas do território português. E a zona de Aveiro é precisamente a prova disso.
Há registos sobre o valor das salinas de Aveiro com data de 959. Portanto, por aqui, consegues perceber a importância que esta atividade tem nesta região. São muitos anos de história.

No entanto, com o passar dos anos e da história, essa atividade foi diminuindo. E hoje em dia, estão ativas apenas algumas salinas.
Portanto, se queres conhecer um pouco da história de Aveiro e ao mesmo tempo passares um bom momento, sugiro que faças uma visita às salinas de Aveiro. Tenho a certeza que vais gostar da visita.
E se fizeres a visita ao final da tarde, pelo crepúsculo, ainda vais sair de lá com fotografias fantásticas para partilhares com a família e amigos!

Como podes perceber, devido à sua localização, Aveiro está inserida num magnífico ecossistema. E por isso, além dos muitos pontos-chave que a cidade tem para visitar, em termos de beleza e cultura, ainda tem uma vertente muito importante.
A vertente natural que acompanha toda a ria de Aveiro. Uma fauna e flora riquíssimas. E ainda, uma paisagem única.

Portanto, os passadiços de Aveiro são uma forma de nos permitir estar um pouco mais próximos dessa beleza e envolvência. E muito próximo do centro da cidade!
Portanto, esta é uma sugestão muito válida para ti, se gostares de observar e estar em contacto com a natureza.
Inclusive, se gostares de fazer birdwatching, aqui vais encontrar uma grande variedade de espécies. Andorinhas-do-mar-anãs, pernas-longas, pilritos-comuns, águias-pesqueiras, milhafres negros, garças e flamingos.

Provavelmente a Costa Nova dispensa apresentações. Porque, certamente, já ouviste falar da famosa vila de pescadores com as famosas casinhas de madeira às riscas coloridas! Pois, é. É a Costa Nova.
Este é sem dúvida um dos pontos altos da tua visita a Aveiro. Portanto, podes começar já a assinalar a Costa Nova no teu roteiro.

E na mesma linha da Costa Nova, está situado o grande Farol da Barra. E quando refiro ‘grande’ não é à toa.
Porque, este, é o farol mais alto de Portugal. Com 62 metros de altura e 66 metros acima das águas do mar. E este motivo, ainda o torna um dos mais altos faróis do mundo. Portanto, como vês, não é mesmo coisa pouca.
E a melhor, é que podes visitá-lo por dentro. Porque, às quartas-feiras ele abre as portas a quem tiver curiosidade de o conhecer.
Horário de Funcionamento:
- Quartas-feiras, verão, até 31 de outubro: 14h00, 14h45m, 15h30m, 16h15m, 17h00m
- Quartas-feiras, inverno, até 27 de março: 13h30m, 14h15m, 15h00m, 15h45m, 16h30m


Este museu tem como objetivo preservar a memória do trabalho no mar. E portanto, aqui vais encontrar uma série de coleções alusivas à pesca do bacalhau, à Ria de Aveiro, um Aquário de Bacalhaus e o Navio Museu Santo André.
É um museu muito interessante e muito dinâmico que nos leva a viajar no tempo e a conhecer um pouco do mundo das grandes pescarias da Gronelândia e Terra Nova.
Visitar Aveiro é uma experiência incrível. E se tiveres tempo, não percas a oportunidade de visitar a Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto. Uma península arenosa incrível que separa o oceano Atlântico da ria de Aveiro.
Um lugar perfeito para desfrutares do ar puro, da fauna e da flora da região! Gosto muito de passear por aqui quando visito Aveiro. Por isso, deixo a sugestão para uma manhã ou uma tarde cheia de natureza.

Para chegares até à Reserva Natural, podes seguir em direção ao Farol da Barra e aí apanhares o ferry boat para a península de S. Jacinto. Ida-volta passageiro/automóvel são cerca de 3,30€/9,30€.
Como já referi, toda a região de Aveiro está envolvida num ecossistema único. E isso estende-se até outras regiões, como a Estarreja, Murtosa.
Locais que beneficiam de toda envolvência e paisagens maravilhosas. Posso dizer-te que a BioRia é um dos lugares mais espetaculares e onde podes fazer inúmeras atividades. Caminhada, bicicleta, e até paddle.

Já referi anteriormente os ovos moles, mas além da doçaria também há muitos pratos maravilhosos que podes provar na visita a Aveiro.
Como é uma cidade com uma profunda ligação ao mar, é natural que tenha muitos pratos deliciosos vindos desse meio natural. Portanto, deixo aqui apenas algumas recomendações:
- Bacalhau à Lagareiro
- Bacalhau Assado com Batata à Murro
- Bacalhau à Adamastor
- Caldeirada de Enguias
- Enguias Fritas
- Arroz de Bivalves
- Mexilhões em Molho de Tomate
- Ostras ao Natural e Frescas em Camadas de Sal
- Caldeiradas de Peixes
- Parrilhada de Peixe
- Sopa de Peixe
- Naco de Carne Marinhoa
- Vitela Assada

Agora, depois ficares a par de tudo o que há para conhecer e comer, sugiro que vejas a seleção que preparei com os melhores hotéis em Aveiro. É um guia com sugestões que variam desde as mais económicas, hotéis de 4 estrelas e de luxo. Tudo foi preparado tendo em conta as melhores cotações e qualidade.
Descobre todas as ferramentas para viajares mais e melhor!