
Queres conhecer a cidade de Beja e não sabes por onde começar? Preparei este guia com todas as informações e dicas importantes para que fiques por dentro de tudo o que visitar em Beja.

O que vais encontrar no guia – o que visitar em Beja:
Beja é uma cidade encantadora do Baixo Alentejo e um dos maiores distritos de Portugal.
Reúne 14 municípios desde o litoral até à fronteira com Espanha – Aljustrel, Almodôvar, Alvito, Barrancos, Beja, Castro Verde, Cuba, Ferreira do Alentejo, Mértola, Moura, Odemira, Ourique, Serpa e Vidigueira.
Além de encantadora, a cidade está repleta de histórias, amores e conquistas.
Beja testemunhou a passagem de povos como os Visigodos e os Mouros. Portanto, existem muitas coisas para conhecer, tal como o castelo, museus, praças, igrejas e muito mais.
Além disso, a gastronomia da região é uma verdadeira bênção! Vais poder degustar as maravilhas gastronómicas do baixo Alentejo!
Não percas todas as informações sobre o que visitar em Beja!

Beja oferece inúmeros alojamentos de qualidade onde podes pernoitar. Existem albergues, pousadas ou hotéis rurais. A escolha é tua!
Descobre Já os Melhores Hotéis em Beja
Beja tem muito para visitar e conhecer, por isso espero que o guia – o que visitar em Beja te ajude a planear a visita à cidade do Baixo Alentejo e que te faça aproveitar as melhores coisas da cidade.
Castelo de Beja
Que tal começar a lista sobre o que visitar em Beja com o Castelo de Beja?
Para mim o Castelo é um dos monumentos mais emblemáticos e imperdíveis da cidade!
A sua Torre de Menagem possui cerca de 40 metros de altura, e por isso é considerada uma das mais altas do país.
Este edifício data o séc. XIII com uma construção de estilo gótico. Sem dúvida, um dos belos exemplos de arquitetura militar da Idade Média.

Museu Jorge Vieira
Desde 2019 que a Casa do Governador, no Castelo, passou a acolher o Museu Jorge Vieira. Aqui podes encontrar parte da riqueza do escultor Jorge Vieira, que doou as suas obras, em 1994, à Camara de Municipal de Beja.
O museu integra um grande conjunto de importantes esculturas, maquetes e desenhos do artista plástico.
Jorge Vieira marcou a trajetória da arte portuguesa ao longo séc. XX, por isso vale muito a pena visitar este museu de arte.
Sé Catedral de Beja
A Sé Catedral de Beja é um edifício de estilo maneirista, e foi construído no ano de 1590 por ordem do arcebispo D. Teotónio de Bragança.
O interior é muito rico e merece uma visita! Aqui vais poder observar os retábulos da capela-mor e capelas laterais, os painéis de azulejos típicos azuis e brancos datados do séc. XVIII e ainda o altar dedicado a S. Sesinando – o padroeiro e natural da cidade de Beja.
Visitar estes edifícios é como voltar no tempo!

Igreja de Santo Amaro
Esta é uma das igrejas mais importantes, e também uma das mais antigas da cidade alentejana. Marca o período de ocupação dos visigodos durante os finais do séc. V.
Portanto, aqui vais poder encontrar um belo exemplar da arquitetura paleocristã em Portugal. O espólio visigótico do Museu Regional de Beja está contido na Igreja de Santo Amaro.

Museu Regional de Beja
Um museu que não deves perder é o Museu Regional de Beja, instalado no Convento de Nossa Senhora da Conceição. Um edifício lindo, e outrora um dos mais ricos conventos do sul do país. Foi fundado em 1459 pelos pais de D. Manuel I – D. Fernando e D. Brites.
Se queres conhecer um pouco mais sobre a região, então aqui vais encontrar um espólio riquíssimo!
É possível observar uma vasta coleção de pintura, arqueologia, azulejaria, escultura, ourivesaria, cerâmica utilitária, entre muitas outras.

Ermida de Santo André
Reza a lenda que esta Ermida terá sido fundada por D. Sancho I, após a primeira conquista da cidade de Beja aos mouros, no ano de 1162.
E, apesar de não haver suporte histórico para a data em questão, a verdade é que esta lenda inspirou várias manifestações de devoção ao longo dos tempos.
A Ermida de Santo André, assim como tantas outras da região do Alentejo, possuem características gótico-mudéjar.
Este estilo híbrido desenvolveu-se sobretudo no Alentejo entre os séculos XV e XVI nos reinos cristãs.

Núcleo Museológico do Sembrano
O núcleo museológico é um lugar muito interessante. Aqui vais poder encontrar uma série de estruturas arqueológicas relativas á cidade de Beja desde a Idade do Ferro.
As escavações foram efetuadas nos anos 80 a 90 e o conjunto mais importante data a 2ª metade do 1º milénio a.C.
Igreja da Misericórdia
A Igreja da Misericórdia é um edifício icónico mandado levantar por Infante D. Luís no séc. XVI, na Praça da República (centro da cidade).
Esta construção marca a transição entre o Renascimento e o Maneirismo em Portugal. Sem dúvida, uma igreja emblemática e cheia de história a não perder num roteiro sobre o que visitar em Beja.

Ruínas Romanas de Pisões
As ruínas romanas de Pisões são mais um ponto a não perder no roteiro sobre o que visitar em Beja.
Estas ruínas (nos arredores de Beja) recebem centenas de turistas, estudantes e investigadores desde finais de 2017 quando reabriram ao público.
Existem inúmeros estudos em curso, e também muitos projetos para a requalificação da villa romana de Pisões.
Estas ruínas são um verdadeiro testemunho da presença romana na Península Ibérica. Existem elementos que datam o séc. I d.C. Fantástico!
Jardim Público
O jardim público, também designado Jardim Gago Coutinho e Sacadura Cabral, tem mais de 100 anos de existência. É um ótimo sítio para relaxar e desfrutar do ambiente calmo de Beja!
- Passear pela baixa da cidade de Beja
- Conhecer a Praça da República
- Comer caracóis no Jardim do Bacalhau (verão)
- Aproveitar a praia fluvial dos Cinco Reis (verão)
- Visitar uma das maiores feiras: Ovibeja (abril)
Depois de ficares a conhecer tudo o que visitar em Beja é altura de partilhar contigo algumas sugestões de pratos e de lugares onde comer na região.
O que comer em Beja?
Algumas sugestões gastronómicas típicas desta região do Baixo Alentejo. Experimenta:
- Ensopado de Borrego
- Borrego à Pastora
- Açorda de Bacalhau
- Sopa de Cação
- Migas com entrecosto
- Grão com carne borrego
- Espargos com ovos
- Sopas de tomate
- Vinagradas
Onde comer em Beja?
Partilho alguns restaurantes com boa comida:
- Restaurante da Pousada Convento de Beja: antigo Convento de S. Francisco
- Adega típica 25 de Abril: Rua da Moeda, numa perpendicular à Praça da República
- Restaurante D. Dinis: mesmo em frente ao Castelo de Beja
- Toi Faróis: 8 km do centro de Beja
Espero que o guia o que visitar em Beja te ajude na tua viagem pelos caminhos do baixo Alentejo. Se tiveres mais sugestões, partilha nos comentários!
Aproveita a leitura com:
Costa Vicentina: Roteiro pelo Litoral Alentejano
Organiza a tua próxima viagem:
Pesquisa os melhores voos com a kiwi ou Lufthansa.
Se queres encontrar as melhores soluções de alojamento procura em: Booking, Hostelworld
As melhores atividades, pacotes de viagem ou rent-a-car são com a Logitravel que oferece uma vasta gama de soluções. Inclusivamente, o rent-a-car da Logitravel é muito competitivo.
Caso precises, contrata um bom seguro de viagem com: a iatiseguros (usufrui de 5% de desconto) ou com a worldnomads. Estes são os melhores e mais especializados seguros de viagem que podes encontrar.
Para as desfrutares das melhores atividades turísticas em viagem pesquisa na: Civitatis ou GetYourGuide.
Queres descobrir todos os recursos de viagem?
Quando planeias a tua viagem através dos links disponibilizados no blog, estás a ajudar e a incentivar o Wander Life a continuar a sua viagem pela criação de conteúdo útil e de qualidade. Não gastas mais por isso e ajudas o blog a manter-se ativo 🙂
Descobre todas as ferramentas para viajares mais e melhor!