Aninhada nas margens douradas do Algarve, Cacela Velha revela-se como um destino irresistível. Toda a sua envolvência história e paisagens deslumbrantes fazem deste lugar um dos mais atraentes da costa algarvia.

Cacela Velha é uma pequena aldeia bastante castiça e característica desta região do Algarve. Situa-se no cimo da encosta dourada e apresenta uma vista privilegiada para a Ria Formosa – a mais importante zona húmida do sul de Portugal.

A pequena aldeia revela-se uma verdadeira joia histórica e toda a sua arquitetura tradicional de casas típicas é um encanto.

Porque, as casas caiadas de branco com barra azul concentradas de forma harmoniosa são um charme da nossa cultura e transmitem uma sensação de acolhimento.

cacela velha

Sinceramente, considero que Cacela Velha é um dos pontos obrigatórios a visitar no Algarve. Não apenas pela paisagem maravilhosa e cativante, mas por toda a envolvência da pequena aldeia.

Destacam-se a Fortaleza imponente e a Igreja que ressoa histórias seculares. Mas há mais, porque as ruas contam com nomes de alguns dos nossos melhores poetas como Eugénio de Andrade e Sophia de Mello Breyner.

Porque também eles se inspiraram em Cacela Velha, e assim nasceram alguns dos seus poemas.

De frente para o mar, as paisagens são lindíssimas, convidando a um verdadeiro momento de serenidade e alta inspiração. Porque, à medida que o sol beija as praias algarvias, Cacela Velha ganha vida e leva-nos à exploração cultural.

Além disso, a gastronomia algarvia é deliciosa e em Cacela Velha não poderia ser diferente. Portanto, sugiro que programes o teu dia para uma visita à aldeia de Cacela Velha com direito a almoço farto.

Neste artigo partilho contigo toda a singularidade de Cacela Velha e todas as informações úteis como: onde fica Cacela Velha, o que visitar em Cacela Velha, restaurantes e hotéis em Cacela Velha e muito mais.

cacela velha

Cacela Velha

Cacela Velha é uma aldeia com uma carga histórica bastante grande. E, portanto, visitar esta localidade vai muito além das paisagens panorâmicas para a Ria Formosa.

A história de Cacela Velha tem origens ancestrais e por ela passaram fenícios, romanos e muçulmanos. E conta-nos inclusive que Cacela Velha viveu o período de maior esplendor durante a ocupação muçulmana no século X, época do Califado de Córdova.

Nesta altura, a aldeia era conhecida como Hisn-Qastallah, de onde deriva o seu atual nome, Cacela.

cacela velha

Após a conquita aos Mouros (1240), o povoamento é doado à Ordem de Santiago. E anos mais tarde (1283), a localidade recebe o Floral e ascende à condição vila.

Nesta altura, Cacela já era um lugar muito desenvolvido. E é uma das sete vilas do Algarve cujo castelo figura no escudo nacional.

Infelizmente, a decadência de Cacela Velha como concelho e vila iniciou-se a partir do século XVIII, com os terramotos de 1755 e 1807. Além disso, os ataques de pirataria na linha costeira também causaram muita destruição.

Os danos causados pelo terramoto obrigaram a população a deslocar-se para a estrada real onde cresceu Vila Nova de Cacela, denominando-se a antiga vila junto ao mar, Cacela-a-Velha.

E é então que anos mais tarde o concelho cai e surge o recém-criado concelho de Vila Real de Santo António.

Felizmente, em 1996, o conjunto de Cacela Velha é classificado como Imóvel de Interesse Público.

E nos últimos anos, a localidade tem vindo a ser alvo de escavações arqueológicas que ajudam a conhecer mais sobre a história local.

Onde fica Cacela Velha (mapa)?

A pequena grande povoação costeira de Cacela Velha do Sotavento Algarvio está localizada no concelho de Vila Real de Santo António.

E marca o fim do sistema lagunar, classificado como Parque Natural da Ria Formosa.

O sistema barreira da Ria Formosa é constituído por uma série de penínsulas e ilhas que delimitam um ambiente lagunar interior.

De oeste para leste encontram-se a Península do Ancão, as ilhas da Barreta, da Culatra, Ilha da Armona, de Tavira e de Cabanas e a Península de Cacela.

Escusado será dizer que esta zona tem uma grande diversidade de fauna e flora impressionantes.

Sejam as aves que procuram esta região para nidificar ou um conjunto de flora que estabiliza esta estrutura geológica incrível.

O que visitar em Cacela Velha?

Bem, chegando à maravilhosa Cacela Velha sugiro que faças um passeio para conheceres esta pequena aldeia. E então depois uma caminhada até à praia.

Visitar Cacela Velha – Centro Histórico

É verdade que Cacela Velha é bastante pequena. E, portanto, rapidamente consegues visitá-la em pouco mais de 20 minutos.

Mas, também é verdade que é tão intensa e carismática que sugiro um passeio descontraído, sem pressas. Apenas a desfrutar do bom tempo, da envolvência e do momento presente.

cacela velha

A arquitetura do centro histórico reflete a o típico português da região do Alentejo. Casas devidamente caiadas de branco e barra de cor (neste caso, azul-cobalto).

Por aqui, o ambiente do centro histórico de Cacela Velha é descontraído. E além das ruas com nomes conhecidos de Eugénio de Andrade e Sophia de Mello Breyner, também vais encontrar, por exemplo, nomes como o de Ibn Darraj al-Qastalli, poeta islâmico natural de Cacela (958-1030).

“As praças-fortes foram conquistadas/ por seu poder e foram sitiadas/ As cidades do mar pela sua riqueza/ Porém Cacela/ Foi desejada só pela beleza”. Poema de Sophia de Melo Breyner

Igreja Matriz de Cacela Velha

Assim que começas a caminhar em direção à Igreja Matriz de Cacela é inevitável a perplexidade perante tanta beleza… é verdade, foi assim que eu fiquei assim que cheguei perto desta encosta.

Respirar fundo, desfrutar e agradecer por este momento fantástico da visita a Cacela Velha.

Não há dúvida de que a Igreja de Nossa Senhora da Assunção é um dos edifícios mais proeminentes de Cacela Velha.

A igreja foi construída no séc. XVI sobre as ruínas de uma igreja do séc. XIII, do qual conserva um pequeno portão lateral gótico.

Já o interior sóbrio, testemunha a simplicidade e a espiritualidade deste lugar tão especial da costa algarvia.

Fortaleza de Cacela Velha

Logo atrás da Igreja Matriz, podes conhecer a bela Fortaleza de Cacela Velha. Uma Fortaleza que avista toda a paisagem impactante da Ria Formosa.

Foi mandada construir (em 1770) pelo governador do reino do Algarve, Rodrigo de Noronha. Sendo terminada anos mais tarde com D. Maria II, em 1794.

Atualmente, está ocupada pela Guarda Nacional Republicana (GNR). E, portanto, não é possível visitar o interior.

cacela velha

Cisterna

No terreiro junto à Fortaleza, vais encontrar a cisterna com uma bomba de roda manual muito bem conservada.

Possivelmente, construída depois do terramoto de 1755, serviu para abastecimento e fixação da população onde ficava o antigo pelourinho.

cacela velha

Cemitério antigo

Eu sei que pode parecer um pouco estranho recomendar uma visita a um cemitério, mas o cemitério de Cacela Velha vale uma boa visita.

Está repleto de lembranças, flores bonitas e alegres. Um cemitério que em nada se assemelha à imagem cinzenta e pesada que normalmente encontramos.

Além disso, escavações arqueológicas (no interior) colocaram a descoberto estruturas habitacionais do século XIV.

Bairro Islâmico e Necrópole Cristã

Visitar Cacela Velha, é mergulhar na nossa história. E, portanto, localizado na zona nascente da aldeia, podes descobrir os vestígios de um bairro residencial islâmico do século XIII.

É muito interessante, apresenta habitações, ruas e sistemas de canalização, sob uma necrópole cristã.

Praia de Cacela Velha

E depois de visitar a aldeia histórica, é altura de sentires de perto a praia de Cacela Velha. Um verdadeiro esplendor natural que já mencionado em publicações de viagem internacionais.

O The Guardian classificou-a como uma das 10 melhores praias europeias para caminhar. E inclusive, o Condé Nast Traveler mencionou-a como uma das melhores praias do mundo!

Realmente é uma delícia vermos o nosso território reconhecido e recomendado em Portugal e no Mundo.

Porque, a verdade é que esta paisagem e o enquadramento de Cacela Velha na costa algarvia, em particular na Ria Formosa, é qualquer coisa de apaixonante.

E, portanto, para mim, este é sem dúvida um dos pontos de paragem obrigatória para qualquer roteiro no Algarve.

cacela velha

A praia de Cacela Velha também é conhecida como Praia da Fábrica e o acesso pode ser feito de duas formas:

  • Maré vazia: podes seguir a partir da aldeia numa divina caminhada. Sentido cada grão de areia nos teus pés e passando pelas zonas húmidas, enquanto desfrutas de uma paisagem arrebatadora.
  • Maré cheia: neste caso, as deslocações são feitas numa pequena viagem de barco até de areias brancas e infinitas da praia de Cacela Velha.

A praia tem cerca de 2,0 km e o mar é calmo e raso. Além disso, quando a maré está vazia, forma autênticas piscinas naturais. Por isso, é ideal para toda a família, e as crianças agradecem.

O ambiente é muito descontraído e sossegado e há partes que parecem autênticas ilhas desertas. É um verdadeiro santuário natural.

Restaurantes em Cacela Velha

Naturalmente as especialidades em Cacela Velha são os produtos do mar. Portanto, desfruta das conquilhas, arroz de lingueirão, berbigão, ostras e muito mais. Uma coisa é certa, o cardápio é farto e estas iguarias são divinais.

Então certamente vais passar um bom bocado a desfrutar da envolvência e de petiscos que nutrem o corpo e alma!

Então se vais visitar Cacela Velha, recomendo o restaurante Casa da Igreja.  Como o nome indica, fica localizado mesmo ao pé da igreja de Cacela Velha.

E é um restaurante simples com deliciosos produtos do mar. Além disso, também há presento e chouriço assado para acompanhar.

cacela velha

Infelizmente, não tive uma boa experiência no restaurante Costa Azul. Porque, demoraram imenso tempo a atenderem os clientes que estavam a chegar (era geral). E estive mais de 1h30 à espera da refeição. Além disso, a confeção também não se pode dizer que estava brilhante.

Hotéis em Cacela Velha

Embora Cacela Velha seja pequena, há algumas ofertas de hotéis para conheceres e, quem sabe, instalares-te durante uma ou duas semanas no Algarve. Em particular, nesta encosta maravilhosa de Cacela Velha.

Vou partilhar contigo algumas sugestões com melhor relação qualidade preço para que possas escolher de forma consciente o melhor alojamento.

Localizado na Vila Nova de Cacela, está a charmosa Casa de Cacela. Um alojamento rural lindíssimo capaz de proporcionar umas férias maravilhosas na costa algarvia.

Propriedade repleta de jardim, zona de piscina, de refeições ao ar livre e locais para desfrutar de um momento em contemplação.

Os quartos são muito espaçosos, luminosos e bem decorados. E o mesmo se passa nas áreas comuns, onde o bom gosto e o conforto andam de mãos dadas.

Portanto, aqui não falta natureza e elegância para aproveitares as melhores férias de sempre no Algarve.

Pontuação booking 9,3 Soberbo e mais de 325 comentários.

cacela velha

A Casa de Cima é um alojamento localizado mesmo no centro histórico de Cacela Velha e é uma verdadeira riqueza.

A casa está totalmente remodelada e a traça histórica de Cacela Velha mantém-se. Apresenta uma decoração muito cuidada e minimalista, conferindo um ambiente acolhedor e delicado.

Dispõe de quartos simples ou quartos com varanda e vista para o mar, onde os tons naturais ganham vida.

Já as áreas comuns também são um pequeno charme. Um alojamento perfeito para passar umas férias de verão em beleza e descontração.

Pontuação booking 9,3 e mais de 80 comentários.

cacela velha

Sem dúvida, a Casa Castor é um dos melhores alojamentos desta costa algarvia. E para rematar fica mesmo a 1,0 km de Cacela Velha e tem a melhor paisagem de sempre, porque fica de frente para a Ria Formosa.

Como opção de alojamento, apresentam uma inspiradora casa rústica. Um bungalow em madeira fantástico com casa de banho moderna e um quarto com excelente exposição solar e vista para o jardim e piscina.

A outra opção de alojamento, é o apartamento com vista mar com lotação para 5 pessoas. O apartamento tem 2 quartos espaçosos e bem decorados.

A cozinha e a sala são alegres e solarengas. Além disso, anda tem uma varanda com mesa e cadeiras para desfrutares da vista para a magnífica Ria Formosa.

Pontuação booking 9,2 Soberbo e mais de 155 comentários.

cacela velha

A 10 minutos de carro (2,7 km) está o fabuloso resort de 4 estrelas. Uma propriedade com todas as condições e mordomias: piscina externa e interna, campos de golfo, spa e centro de bem-estar, centro de fitness, ténis e muito mais.

Este sítio é um verdadeiro refúgio na natureza, onde podes desfrutar de umas férias de verão completamente em harmonia.

Além disso, ainda podes participar em aulas de culinária e de arte. Ou seja, há muito para fazer, desfrutar e descobrir. Uma excelente opção para casais e famílias.

Pontuação booking 8,6 Fabuloso e mais de 110 comentários.

cacela velha

Não podia deixar de partilhar o Conversas de Alpendre. Um alojamento divinal para umas férias de sonho no Algarve, em particular na Ria Formosa.

Apresentam várias tipologias de estadia: quarto duplo, suite, suite superior. E ainda uma versão mais na natureza com a casa na árvore e bungalow deluxe com vista para o mar.

O bungalow é um verdadeiro charme, uma real experiência de glamping em Portugal. Super bem decorado e ainda apresenta um alpendre com espaço para estar a desfrutar no ambiente e paisagem.

Além disso, quem nunca sonhou com uma casa na árvore? Eu já muitas vezes, portanto acho simplesmente divinal esta opção de alojamento. Ainda para mais porque está um encanto. Desde o belo enquadramento na árvore, até à iluminação exterior até ao espaço interior e paisagem magnífica!

Pontuação booking 9,4 Soberbo e mais de 164 comentários.

cacela velha

Eventos em Cacela Velha

Vais visitar Cacela Velha e tens curiosidade em saber o que se vai passar nesses dias, basta consultares a agenda viral de Cacela.

O que visitar perto de Cacela Velha?

Bem, e para finalizar este guia de viagem completo sobre Cacela Velha, partilho aqui mais alguns lugares que podem ser interessantes para incluíres no teu roteiro de férias.

  • Praia da Manta Rota
  • Vila Real de Santo António
  • Ilha de Cabanas
  • Ilha da Armona
  • Tavira
  • Olhão

Observação: esta página de artigo contém link de afiliados. Por isso, por cada reserva que efetuares através dos meus links, eu ganho uma comissão. Dessa forma, ajudas a Saber Viajar a manter-se viva e a produzir cada vez mais conteúdo de qualidade. E a boa notícia? É que não pagas nada a mais por isso! De coração, obrigada!

QUERES VIAJAR MAIS E MELHOR?

 

Subscreve a minha Newsletter e recebe todas as sugestões de viagens, dicas e roteiros criativos no teu e-mail.

Recebi o teu pedido de subscrição. Por favor, confirma o registo no e-mail que te enviei agora. Obrigada!

Pin It on Pinterest

Share This