Descobre a magia de visitar Menorca numa viagem incrível por esta ilha deslumbrante do Mediterrâneo. Desde praias intocadas, águas cristalinas e trilhos exuberantes, tudo o que qualquer amante de natureza, aventura e tranquilidade sonha.

Hoje convido-te a visitar Menorca, uma ilha absolutamente encantadora localizada no coração do Mediterrâneo. É uma excelente opção se procuras experiências autênticas e sustentáveis, de abundância natural, praias idílicas e paisagens deslumbrantes.

Porque visitar Menorca é mesmo uma jornada de descoberta maravilhosa. E cada lugar, falésia, enseada escondida e trilhos maravilhosos são o seu verdadeiro cartão-postal.

Uma das atrações mais imperdíveis ao visitar Menorca são suas praias incríveis, como Cala Macarella, Cala Mitjana ou Cala en Turqueta, conhecidas pelas suas águas cristalinas e paisagens pitorescas. Além disso, se és uma amante da natureza podes explorar o Parque Natural S’Albufera des Grau, lar de uma rica biodiversidade de aves e habitats únicos.

visitar Menorca

Mas desengana-te se achas que Menorca é apenas praia e sol, muito pelo contrário. É uma ilha muito versátil, riquíssima em história e cultura. Oferece uma infinidade de sítios arqueológicos, como monumentos megalíticos de Naveta des Tudons e a antiga cidade romana de Ciudadela.

Não deixe de visitar a capital – Mahón, com o seu charmoso centro histórico e porto castiço, onde podes saborear a deliciosa gastronomia local. Como o famoso queijo Mahón e a sobrasada, um enchido típico da região.

Portanto, se procuras praia, uma maior conexão com a natureza e ao mesmo tempo outras atividades culturais, visitar Menorca é uma excelente opção para as tuas férias.

Neste artigo partilho contigo todas as informações sobre o que visitar em Menorca, melhores praias e calas, sugestões de onde ficar alojada e muitas dicas práticas.

visitar Menorca

Visitar Menorca

Menorca é a segunda maior ilha do arquipélago das Ilhas das Baleares com aproximadamente 216 quilómetros de costa e 95.000 habitantes. A paisagem é marcada por uma costa recortada, enseadas isoladas e paisagens únicas.

Mas não é só isso, historicamente, Menorca possui uma herança rica que remonta aos primeiros assentamentos pré-históricos. Porque, durante os períodos romano e muçulmano, a ilha desempenhou um papel importante. Como um ponto estratégico no Mar Mediterrâneo.

Um aspeto intrigante da história de Menorca é a sua relação com os piratas que navegavam pelo Mediterrâneo nos séculos passados. Porque, as suas águas protegidas e enseadas escondidas serviram de refúgio para esses corsários, que atacavam navios mercantes e se escondiam na ilha, deixando um legado de lendas e histórias.

Além disso, Menorca é reconhecida pela sua extraordinária biodiversidade, sendo reconhecida como Reserva da Biosfera pela UNESCO. O Parque Natural de S’Albufera des Grau, no norte da ilha, é um exemplo notável, abrigando uma grande variedade de flora e fauna, incluindo várias espécies de aves migratórias.

Onde fica Menorca?

Menorca está situada no mar Mediterrâneo e faz parte do arquipélago das Ilhas Baleares, a leste da Espanha continental. Um arquipélago do qual faz parte também as ilhas de Maiorca (ilha maior), Ibiza e Formentera. As línguas oficiais são o castelhano e o catalão.

o que visitar em menorca

Quando visitar Menorca?

​Quando visitar Menorca é uma decisão importante para aproveitares ao máximo esta ilha encantadora no Mar Mediterrâneo. E, portanto, a melhor época para visitar Menorca é durante os meses de verão e primavera: de maio a setembro. Quando o clima está mais quente e ensolarado, ideal para desfrutares das praias e atividades ao ar livre.

Durante esses meses, as temperaturas variam entre 20°C e 30°C. O que os torna perfeitos para explorares as praias de areias brancas e as águas cristalinas de Menorca. Fazeres caminhadas ao longo dos trilhos costeiros e descobrires os restantes encantos da ilha.

Vale ressaltar que a época mais popular para visitar Menorca é naturalmente o verão. E, portanto, se decidires visitá-la nesta altura, vais encontrar um pouco mais de turismo e preços inflacionados.

Por isso, se preferires um ambiente ainda mais tranquilo na ilha e preços mais amigáveis, os meses de primavera entre abril e meados de junho, e o final de verão, em setembro, podem ser boas alternativas. Porque, nestas épocas do ano, as temperaturas no mediterrâneo são amenas, os dias também são maiores e a água está apetecível.

Resumindo, qualquer época do ano pode ser boa para visitar Menorca, mas a primavera e o verão oferecem as condições ideais para desfrutares plenamente desta ilha deslumbrante do Mediterrâneo.

Quantos dias para visitar Menorca?

Quantos dias são ideais para visitar Menorca? Esta é uma pergunta muito comum para quem planeia uma viagem a esta ilha deslumbrante no Mar Mediterrâneo.

E embora Menorca possa ser visitada em poucos dias, o ideal é reservar pelo menos 7 dias para aproveitares ao máximo tudo o que a ilha tem para te oferecer.

Porque durante este período, podes explorar as praias maravilhosas, descobrir os encantos das cidades e vilas pitorescas. E ainda mergulhar na história e cultura de Menorca.

Se conseguires adicionar mais dias à tua estadia, para mim, é o ideal. Porque vais conseguir visitar toda a ilha sem pressas, desfrutar das praias tranquilamente e ainda fazeres passeios de barco para explorar enseadas escondidas, fazer caminhadas ou simplesmente desfrutar do momento.

No entanto, se não tiveres tanto tempo, ainda assim é possível visitar Menorca em 3 ou 4 dias. Neste caso, aconselho-te a focares o roteiro nas atrações principais, priorizando as tuas atividades preferidas. E obviamente, cortando nos dias de praia. Mas, uma coisa é garantida – vais ficar deslumbrada com toda a beleza desta pequena ilha.

visitar Menorca

Como chegar a Menorca?

Como uma das ilhas mais acessíveis do Mediterrâneo, tens duas formas de chegar a Menorca. A maneira mais comum e económica de chegar a este pequeno paraíso é de avião. Mas também existe a possibilidade de chegar a Menorca de barco.

De avião, o aeroporto de Menorca (Aeroport de Menorca) recebe voos regulares de várias cidades europeias, incluindo destinos populares como Barcelona, Madrid e Londres. De Portugal, consegues voos com uma escala (mais económicos), mas também diretos de Lisboa ou Porto. Há algumas companhias a operar, incluindo low cost, como easyJet e Vueling.

Portanto, se queres visitar Menorca com chegada de avião, lembra-te de reservar os voos com alguma antecedência para não gastares mais dinheiro do que o pretendido nas passagens de avião.

Outra opção é chegar a Menorca de barco. Existem serviços de ferry que ligam a ilha a Espanha continental a partir dos portos de Barcelona, Valência. Vejo esta forma de chegar a Menorca como uma boa opção para quem queira fazer um combinado com alguma cidade espanhola costeira (como Valência ou Barcelona). Ou ainda para quem pretenda fazer uma roadtrip pela costa espanhola e explorar Menorca no seu jipe ou autocaravana.

o que visitar em menorca

Como ir de Menorca para Maiorca?

Consegues fazer uma visita a outras ilhas através dos ferries que partem de Menorca. A viagem a Maiorca (Alcúdia) pode demorar entre 01:15 a 02:00 a partir de Ciutadella. Os valores dos bilhetes do ferrie variam de acordo com a época do ano e antecedência de compra.

Alugar carro para visitar Menorca

A forma mais conveniente para visitar Menorca é, de longe, através do aluguer de carro. Principalmente se tiveres o tempo contado. Porque não só consegues visitar a ilha em tempo útil, como também te oferece a flexibilidade de explorares os recantos mais remotos e pitorescos de Menorca ao teu próprio ritmo. Ou seja, consegues visitar as praias isoladas, os vilarejos encantadores e os locais históricos.

As estradas de Menorca, de forma geral, estão em boas condições, permitindo uma experiência de condução bastante agradável com paisagens magníficas! Com exceção de algumas estradas secundárias de acesso a algumas praias mais escondidas, onde a rede de transportes públicos não chega.

Obviamente, se o teu objetivo for concentrar as tuas férias a Menorca num único lugar para desfrutares da praia e água maravilhosas, então não necessitas de alugar carro.

Eu reservo carro através da Discovercars e experiência é sempre boa. Além disso, a Discovercars compara as ofertas de diferentes empresas rent-a-car, permitindo encontrar a solução mais económica. E o melhor de tudo é que os preços disponibilizados cobrem todos os custos associados, evitando surpresas quando se chega ao balcão de aluguer.

Seguro de viagem para visitar Menorca

Se estás a programar férias para visitar Menorca e aproveitar toda a envolvência desta ilha deslumbrante, recomendo que contrates um bom seguro de viagem com coberturas que te façam sentir segura.

Porque, embora Menorca seja um destino europeu e seguro, a verdade é que os imprevistos podem acontecer em qualquer lugar do mundo.

Quando chega a altura de contratar um seguro de viagem, escolho a IATI Seguros. Além de ser uma empresa especializada em seguros de viagem e ter um portfolio amplo de coberturas, apresenta a melhor relação qualidade/preço. Portanto, vale a pena estares segurada, porque imprevistos acontecem.

visitar Menorca

Passeios de barco em Menorca

Posso dizer que o passeio de barco é uma das formas mais genuínas de conheceres e explorares a costa de Menorca. Porque a verdade é que esta costa está repleta de enseadas lindas, praias intocadas e águas cristalinas. E, portanto, um passeio de barco é uma das melhores experiências numa viagem para visitar Menorca.

Durante o passeio, tens a oportunidade de conhecer todos estes lugares de outra perspetiva, de mergulhar nas águas quentes e cristalinas, fazer snorkeling para explorar a vida marinha colorida. E ainda desfrutares de momentos de tranquilidade longe da agitação das praias mais populares de Menorca.

Partilho contigo algumas sugestões de passeios de barco em Menorca. Têm um cancelamento gratuito até 24h-48h antes da atividade e excelente relação qualidade/preço.

Onde ficar a dormir em Menorca – localização e hotéis ​asseios de barco em Menorca

Escolher onde dormir é parte crucial em qualquer planeamento de viagem para visitar Menorca. E saber quais as melhores localizações da ilha também.

A ilha de Menorca é pequena, afinal tem cerca de 60 km de comprimento e 20 km de largura. Portanto, de carro, chegas a qualquer ponto da ilha num piscar de olhos.

A melhor localização em Menorca vai depender bastante do tipo de viagem que tencionas fazer, se é mais curta ou prolongada. Ou ainda, se queres focar a tua visita apenas numa região da ilha ou, pelo contrário, se queres explorar toda a ilha de Menorca.

Então, há sim, algumas localizações da ilha melhores para famílias e turistas, e outras melhores para viajantes mais independentes, caminhantes ou para pessoas que alugam carro.

visitar Menorca

Assim sendo, para estadias curtas na ilha, as melhores localizações para ficar a dormir são aquelas que oferecem um acesso rápido às principais atrações e praias de uma região, como Ciutadella, Mahón e Cala en Bosch ou Punta Prima.

Já para estadias mais prolongadas (7 ou mais dias), podes escolher uma localização estratégica que te permita explorar cada parte da ilha com facilidade, como Alaior, Es Mercadal ou Sant Tomás – localizadas no centro interior e centro litoral da ilha.

Ou em alternativa (e a minha preferida), podes escolher alojamentos diferentes de acordo com a região que estás a visitar em Menorca. Ou seja, escolhes o alojamento à medida que visitas uma zona. O único inconveniente, é teres de fazer as malas e trocar de hotel.

Mas, pessoalmente, não o considero um grande inconveniente. Porque prefiro estar perto de cada lugar que visito, gosto de fazer um turismo local, conhecer bem as localidades de dia e de noite. Por isso, este tipo de hospedagem possibilita-me conhecer mais a fundo cada região e a sua atmosfera.

Se queres estar mais perto das praias e desfrutar da costa deslumbrante também existem regiões muito inspiradoras e charmosas como Binibeca, Son Bou ou Cala Galdana.

(carrega nas localidades para veres as melhores ofertas de alojamento disponíveis)

Dica Saber Viajar: independentemente de onde escolhas ficar a dormir em Menorca, é importante reservares com antecedência durante os meses de verão. Porque, na época alta há muita procura e os preços disparam totalmente. Portanto, se queres evitar gastos extraordinários com alojamento, reserva com antecedência.

Se queres mais informação sobre os melhores hotéis de Menorca, sugiro que vejas o artigo onde partilho todas as informações e sugestões sobre onde ficar em Menorca. Com toda a certeza vais encontrar o melhor alojamento da ilha!

visitar Menorca

O que visitar em Menorca – lugares a visitar em Menorca

O roteiro para visitar Menorca que apresento é circular com ponto de partida na cidade de Mahón (capital), localizada na região este da ilha de Menorca. Obviamente, podes adaptar e começar a tua viagem de qualquer lado, mas tendo em conta que o aeroporto da ilha é em Mahón, fez-me sentido começar a visita por esta cidade.

Roteiro para visitar Menorca

O roteiro para visitar Menorca que apresento é circular com ponto de partida na cidade de Mahón (capital), localizada na região este da ilha de Menorca. Obviamente, podes adaptar e começar a tua viagem de qualquer lado, mas tendo em conta que o aeroporto da ilha é em Mahón, fez-me sentido começar a visita por esta cidade.

Mahón

Como capital, Mahón merece ser explorada e desfrutada por qualquer visitante que pretende visitar Menorca. Além de ser uma cidade costeira, é um destino que combina história e cultura.

Um encanto único com um porto natural impressionante – um dos maiores do mundo, com mais de 5 km de extensão. E daqui a paisagem não podia ser mais encantadora, um porto pitoresco com uma paisagem deslumbrante para as águas cristalinas do Mediterrâneo. Um cenário perfeito para passeios à beira-mar e refeições ao ar livre a saborear a boa gastronomia e o que é bom desta vida!

visitar Menorca

Além deste belo porto natural, Mahón é história e arquitetura. E por isso, faz-nos viajar a tempos antigos quando os cartagineses fundaram a ilha no séc. III a.C. Depois disso, foi ocupada pelos romanos, mouros e britânicos, onde cada um deixou a sua marca de arquitetura e cultura na cidade.

A cidade é pequena, por isso recomendo que a percorras a pé, calcorreando as ruas e ruelas estreitas e aconchegantes, repletas de edifícios históricos, e cafés pitorescos.

Além disso, Mahón também é conhecida pela sua vibrante cena gastronómica, com uma variedade de restaurantes que servem pratos tradicionais de Menorca. Como caldereta de langosta e gin pomada – uma bebida local feita com gin e limão.

  • Museu de Menorca: instalado no convento de Sant Francesc de Mahón, neste museu vais encontrar uma série de peças expostas que contam um pouco de toda a história de Menorca, desde os primeiros habitantes da ilha.
  • Igreja de Sant Francesc: mesmo ao lado do Museu de Menorca (entrada gratuita).
  • Catedral de Santa Maria de Mahón: localizada na Plaça de la Constitució, mesmo ao lado da Câmara Municipal, é um edifício neoclássico concluído no século XVIII.

Depois de visitar o centro, pega no carro e segue para conheceres o Talatí de Dalt – um dos muitos lugares arqueológicos constituídos por um assentamento talayótico, grutas e hipogeu.

De seguida, visita a Fortaleza de la Mola – uma construção do século XIX situada na península de la Mola, construída para defender a ilha de futuros ataques que nunca chegaram a acontecer. E daí o seu belo estado de conservação. Vais ter acesso a corredores subterrâneos e paisagens incríveis dos miradouros da fortaleza.

Depois disso, segue para o Forte de Marlborough – mais uma das referências históricas do roteiro para visitar Menorca – um forte construído pelos britânicos.

Punta Prima

Continuando o roteiro para visitar Menorca, ruma para Punta Prima (a 11 km) – uma pequena localidade costeira conhecida pelas suas praias de areia branca e águas cristalinas. Não é em todas as praias que encontras areia branca, à exceção de algumas que consegues chegar depois de um trilho (Cala Macarella e Cala Mitjana).

Em Punta Prima encontras uma praia maravilhosa, de bandeira azul e vigilância, por isso é bastante popular como base para as férias. Mas apesar de pequena, esta vila oferece restaurantes à beira-mar, bares descontraídos e lojas locais.

Portanto, sugiro que passeies por Punta Prima, visites a Torre de Son Ganxo e aproveites bem a praia. Seja para passear à beira-mar ou a desfrutar de umas boas braçadas e mergulhos nesta água maravilhosa.

visitar Menorca

Binibeca

A 4 km de Punta Prima e 11 km de Mahón, fica a próxima paragem – Binibeca. Um vilarejo de pescadores tranquilo e também um destino turístico realmente imperdível em qualquer roteiro para visitar Menorca.

Tem um charme peculiar, graças à arquitetura uniforme e mediterrânea com casas baixas, toques autênticos e totalmente caiadas de branco.

Binibeca extende-se por mais de 3 km de costa e é composta por “Binibèquer Vell” a parte antiga e “Binibèquer Nou” a parte nova, que surgiu de um crescimento natural de Binibeca.

Porque a verdade, é que este vilarejo foi construído por pessoas locais com apenas 165 casas. Em que a ideia era criar um lugar idílico que pudesse atrair para esta região intelectuais, boémios e autores com objetivo de alcançarem a sua inspiração aqui em Binibeca.

visitar Menorca

Portanto, história à parte, recomendo que passeies para conhecer esta região, está tudo muito bem cuidado e conservado. As ruelas são estreitas e labirínticas com formas arredondadas e varandas de madeira, por isso vais gostar. Uma vez que é um lugar mesmo muito bonito, encantador e fotogénico que por vezes faz lembrar uma ilha grega.

Além do passeio para conheceres a ilha, nada como molhar os pés nesta água deliciosa para conheceres e desfrutares das praias em volta:

  • Cala Torret
  • Playa de Binibeca
  • Cala Binisafuller
  • Caló Blanc
  • Cala de Biniparratx
  • Cala Binidalí

Cala en Porter

Cala en Porter é mais um ponto obrigatório para visitar Menorca. É conhecida pelas suas falésias deslumbrantes, praia de areia dourada e ambiente descontraído.

Esta localidade atrai muito turismo, ou não tivesse uma das belas praias de Menorca com águas cristalinas de apaixonar qualquer visitante. Estas águas cristalinas atraem muitos peixinhos, portanto é um ótimo lugar para fazeres snorkling, nadares e mergulhares o dia inteiro. Além disso, é uma praia muito segura para toda a família.

visitar Menorca

E além das maravilhas naturais, restaurantes, bares e lojas encantadoras, Cala en Porter tem uma das atrações mais populares da ilha e o meu spot preferido para ouvir música, beber um copo e descontrair com uma paisagem deslumbrante – a Cova d’en Xoroi.

Um bar, discoteca incrível situado numa das falésias de Cala en Porter. E a melhor altura é sem dúvida ao por do sol… é verdadeiramente inspirador.

À saída de Cala en Porter situam-se dois pontos interessantes para incluíres no teu roteiro para visitar Menorca – mais um assentamento talayótico de So na Caçana e Taula de Torrellisar.

Cova d’en Xoroi

Son Bou

Son Bou é uma das maiores e mais populares estâncias balneares para quem vai visitar Menorca. O areal da praia é bastante grande e as águas não podiam ser melhores. E além das praias, Son Bou tem uma atmosfera bastante familiar e descontraída.

Podes aproveitar para fazer atividades dentro de águas, nadar, mergulhar, fazer passeios de barco ou simplesmente relaxar ao sol. Além disso, se queres explorar a natureza de Menorca, também vais encontrar áreas perfeitas para fazeres trilhos costeiros com paisagens magnificas.

  • Basílica Paleocristã de Son Bou: uma das construções mais antigas da ilha com origem influenciada por estrangeiros vindos de África e Extremo Oriente. É uma das estruturas de igrejas mais bem preservadas do período V e VI.
  • Cala Llucalari: consegues acceder através do famoso trilho costeiro Camí de Cavalls.
  • Antiga Bateria de Costa Vickers
  • Torre d’en Galmés: no topo de uma colina está o povoado de Torre d’en Galmés que serviu para fazer o controlo territorial de grande parte do sul da ilha de Menorca. Esta é a maior cidade talayótica da ilha, e tem uma paisagem de cortar a respiração.
visitar Menorca

Alaior

A cerca de 10,0 km de Son Bou e 12,8 km da capital Mahón, encontra-se a cidade de Alaior. Desta vez, no coração de Menorca. Posso dizer que é uma cidade muito pitoresca e típica que oferece uma fusão de história, natureza e paisagens singulares da ilha. Por isso, sugiro que aproveites bem esta região explorando as ruas estreitas da cidade para conheceres os edifícios históricos e as praças acolhedoras e castiças.

E também que explores alguns dos trilhos que partem de Alaior com paisagens e uma envolvência natural incríveis.

Mas não ficamos por aqui, porque Alaior tem uma bela gastronomia tradicional, come-se realmente bem e com variedade de restaurantes que servem pratos autênticos da comida menorquina.

Recomendo também que proves o queijo de Menorca ou Queso de Menorca.

Porque as fábricas da cidade estão abertas ao público, o que é uma excelente oportunidade para teres uma ideia do processo de fabricação do queijo. Além dos queijos, Alaior também é famosa pelos enchidos caseiros, gelados e pastelaria.

  • Igreja de Santa Eulália: igreja histórica com uma arquitetura impressionante.
  • Antigo bairro judeu: descobre e herança judaica deixada nesta cidade Menorca.
  • Mercados locais: eu sou fã de mercados locais, gosto das cores, charme e da energia deste tipo de lugares tão genuínos e onde se consegue sentir a vivencia local.
visitar Menorca

Sant Tomás

Sant Tomás é mais um lugar incrível para visitar em Menorca, tem um ambiente bastante descontraído e praias de areia dourada. Por isso, sugiro que dês um giro pelas ruas estreitas de Sant Tomás e que faças algumas caminhadas à beira-mar, mergulhes e desfrutes desta costa maravilhosa.

  • Praia Binigaus

Trilho Camí de Cavalls: entre Son Bou e Sant Tomás há um acesso para um dos 20 pontos de entrada para Camí de Cavalls, o percurso pedonal costeiro de 185 km que percorre toda a ilha de Menorca. Provavelmente não tens interesse em percorrer todos estes quilómetros, mas podes ir fazendo alguns percursos porque é realmente algo maravilhoso para quem quer visitar Menorca de forma genuína e envolvente. Porque é pura natureza e depois as paisagens são o deleite para qualquer amante da natureza.

Es Mercadal

Es Mercadal é mais uma pequena e bonita cidade localizada no coração de Menorca, repleta de casas caiadas de branco e muito charme. Aqui sente-se a história e a arquitetura encantadora.

Durante a ocupação mourisca, a cidade era conhecida como “al-Merkadal”, refletindo a sua importância como centro comercial e cultural.

Já na atualidade, Es Mercadal é afamado pela sua gastronomia deliciosa com variedade de restaurantes e esplanadas pitorescas. Sugiro que experimentes a ensaimada, um doce típico das Ilhas Baleares.

  • Monte Toro: o ponto mais alto da ilha que podes descobrir a 4,1 km de distância de Es Mercadal. A paisagem? Maravilhosa!

Cala Galdana

A mais de meio caminho de ilha percorrido, está localizada a Cala Galdana. Um dos destinos turísticos mais esperados e desejados. Para mim, uma das mais belas regiões da ilha, rodeada de natureza, trilhos e das mais belas praias de toda a ilha de Menorca como – Cala Macarelleta e Cala Mitjana. Abençoada Cala Galdana!

Esta região também oferece uma boa estrutura, porque encontras uma grande variedade de opções de alojamentos, restaurantes, supermercados, lojinhas e uma grande oferta de atividades turísticas apaixonantes.

visitar Menorca

Devido a toda esta estrutura, pode haver um grande fluxo de turismo e também um pouco mais de exploração turística, mas posso assegurar que não perde qualquer encanto. Porque esta região faz-se valer pela sua envolvente natural impressionante e calas e águas azul-turquesa inesquecíveis.

Portanto, já sabes que no teu roteiro para visitar Menorca deve constar a maravilhosa Cala Galdana.

  • Praia de Cala Galdana: uma praia deslumbrante de areia e águas imperdíveis. Desfruta de cada momento, porque vais ter muitas saudades.
  • Cala Macarelleta: praia irmã de Cala Macarella (maior). Para reduzir os impactos negativos das visitas a esta pérola natural, já não é possível chegar até Cala Macarelleta de carro durante a época de verão. Em alternativa, consegues chegar percorrendo o trilho do Camí de Cavalls ao longo de 2,2 km, a partir de Cala Galdana. Vale tudo e isto e muito mais, acredita!
  • Cala Macarella: chegas a Cala Macarella da mesma forma que à Macarelleta. Um paraíso pronto a ser desfrutado pelos apaixonados por natureza.
  • Cala Mitjana: uma das praias mais esperadas da ilha e de qualquer viagem para visitar Menorca. Uma praia natural, remota e com uma água inesquecível. Consegues chegar através de uma caminhada de 1,2 km a partir do parque de estacionamento à entrada de Cala Galdana ou de barco.
  • Cala Mitjaneta: o percurso para chegar a esta cala é através do mesmo ponto de partida de Cala Mitjana. Por isso, prepara-te para o deslumbre de mais uma das praias idílicas de Menorca.

Dica Saber Viajar: Cala Galdana é uma excelente base para visitar esta banda da ilha de Menorca.

visitar Menorca

Ciutadella

E o próximo ponto turístico para visitar Menorca é a Ciutadella, uma cidade encantadora localizada na costa oeste da ilha. É uma cidade rica em história e arquitetura além de ter uma atmosfera extremamente pitoresca.

Ciutadella é a segunda maior cidade de Menorca e oferece realmente uma mistura harmoniosa de cultura e tradição. Foi fundada pelos romanos no séc. III a.C. e antiga capital de Menorca até ser substituída por Mahón no séc. XVIII.

Nota que a história desta cidade é marcada por influências culturais de mouros, bizantinos, otomanos e espanhóis que se refletem nos edifícios históricos e nas ruas de Ciutadella.

Por isso, sugiro que explores o centro histórico da cidade, as praças encantadoras e toda atmosfera aconchegante.

  • Catedral de Santa Maria de Menorca: esta catedral gótica catalã é uma das mais importantes de Menorca. Foi construída entre os séc. XIII e XIV e apresenta uma fachada lindíssima.
  • Torre do Castelo de San Nicolás: torre de defesa e vigilância costeira.
  • Câmara Municipal: um edifício muito bonito mesmo ao pé do porto de Ciutadella.
  • Museu Municipal: contém uma série de objetos pré-históricos que representam a história de Menorca.
  • Porto da cidade: vale muito a pena dar um passeio à beira-mar, beber algo e descontrair.
  • Naveta des Tudons: ao contrário das outras sugestões Naveta des Tudons está localizada fora da cidade, a 40 km de distância. Era uma necrópole coletiva da época pré-talayótica, considerado uma das edificações mais antigas da Europa.

Cala Morell

Cala Morell é um pequeno porto natural na costa norte de Ciutadella e local de uma bela necrópole. Aqui vais encontrar um conjunto de cavernas artificiais escavadas nas paredes rochosas de uma pequena ravina.

É uma pequena enseada cercada por falésias calcárias e uma variedade de belas casas típicas de Menorca. Cala Morell é um ponto mais discreto para quem quer visitar Menorca, mas é bastante elegante.

Fornells

Desde Cala Morel até a Fornells há imensas praias para visitares, entre as quais Cala del Pilar e Cala Pregona.

Mas seguindo ao próximo ponto para visitar Menorca, Fornells, posso partilhar que é uma pequena cidade encantadora. Fornells é famosa pela sua baía natural que é uma das maiores de Menorca. E com ótimas condições para praticares desportos náuticos. Além disso, há muitas atividades turísticas que partem daqui de Fornells.

Além disso, garanto que vais comer divinalmente nos restaurantes da região. Por isso se queres avançar no teu roteiro para visitar Menorca, sugiro que partas à descoberta desta localidade castiça. E desfrutes ainda de cada momento nesta atmosfera tranquila e envolvente.

  • Castelo de Sant Antoni: construído para proteger a cidade de ataques de piratas. O castelo oferece vistas panorâmicas maravilhosas.
  • Sant Antoni de Fornells: igreja caiada de branco, localizada numa bela praça tranquila e pitoresca.
  • Torre de Fornells: uma das últimas construções britânicas na ilha de Menorca. Acredita que tem uma das mais belas vistas!
  • Mirador de Fornells

Es Grau

É mais um lugar para descansar, sonhar e usufruir da paisagem à beira-mar. Aqui encontras um conjunto de casas caiadas onde a geração mais velha deita cartas. Tem um charme peculiar que merece estar em qualquer roteiro sobre o que visitar em Menorca.

Por isso, chegando aqui é a altura ideal para conheceres esta pequena aldeia e perceber toda a sua atmosfera.

  • Parque Natural de S’Albufera des Grau: foi criado em 1955 e abrange mais de 5.000 hectares entre zonas húmidas, costa, um ilhéu e explorações agrícolas. É uma oportunidade única de conhecer o lado mais selvagem de Menorca.

E antes de terminares o teu roteiro para visitar Menorca, recomendo que conheças a praia Sa Mesquita. Uma bela praia para matar saudades das águas cristalinas e azul-turquesa desta encantadora ilha de Menorca. Boa estadia!

Observação: esta página de artigo contém link de afiliados. Por isso, por cada reserva que efetuares através dos meus links, eu ganho uma comissão. Dessa forma, ajudas a Saber Viajar a manter-se viva e a produzir cada vez mais conteúdo de qualidade. E a boa notícia? É que não pagas nada a mais por isso! De coração, obrigada!

QUERES VIAJAR MAIS E MELHOR?

 

Subscreve a minha Newsletter e recebe todas as sugestões de viagens, dicas e roteiros criativos no teu e-mail.

Recebi o teu pedido de subscrição. Por favor, confirma o registo no e-mail que te enviei agora. Obrigada!

Pin It on Pinterest

Share This