Visitar a Cidade das Artes e das Ciências é conhecer um mundo de design vanguardista e impressionante. É visitar um dos complexos de maior atração turística de Valência.

Sê bem-vinda a um dos lugares mais emblemáticos e fascinantes de Valência: a Cidade das Artes e das Ciências. Esta obra-prima arquitetónica é uma verdadeira ode à inovação, cultura e ciência, o que oferece uma experiência única para todos os visitantes de Valência. Desde miúdos e graúdos, o que é certo é que promete!

Ao visitar a Cidade das Artes e das Ciências, vais mergulhar num universo de maravilhas arquitetónicas com design futurista. É sem dúvida uma das atrações mais populares e conhecidas que levou Valência às bocas do mundo.

Portanto, se queres ficar a conhecer toda a informação para visitar a Cidade das Artes e das Ciências, neste artigo partilho contigo tudo o que precisas saber.

valência

Valência é uma das minhas cidades preferidas de Espanha, não só por ser uma cidade costeira mediterrânea, mas também por toda a componente histórica e arquitetónica incrível. Também pelo seu charme indiscritível do grandioso Jardim do Túria e por toda a qualidade de vida que se vive enquanto visitantes.

Dica Saber Viajar: se queres conhecer um pouco mais a fundo o centro histórico de Valência, recomendo a free tour por Valência. Porque, oferece a oportunidade de conheceres todos os detalhes.

Visitar Cidade das Artes e das Ciências

Localizada no coração de Valência, a Cidade das Artes e das Ciências é um conjunto de edifícios dedicado à divulgação científica e cultural que inclui: o Palácio das Artes Rainha Sofia, um cinema IMAX (o L’Hemisfèric), o Museu da Ciência Príncipe Felipe, um espaço paisagístico – o Umbracle, o Ágora e o Oceanário.

Trata-se de um complexo arquitetónico vanguardista de grande envergadura, e um projeto da terra. Ou não tivesse sido ele projetado pelo arquiteto valenciano Santiago Calatrava.​

cidade das artes e das ciências

E a verdade, é que este projeto envolve qualquer visitante na sua atmosfera única de criatividade e modernidade. É um lugar cheio de vida, onde os turistas se deixam encantar pelo seu design audacioso. Onde os moradores passeiam e conversam descontraidamente. E também um lugar de passagem para aqueles que passeiam alegremente de bicicleta pela cidade.

Isto, porque (como iremos ver mais à frente) o complexo das artes e das ciências fica localizado no antigo leito do rio Túria.

Por isso, acredita, a cidade das artes e das ciências é uma das atrações mais populares da cidade de Valência e, portanto, não pode ficar de fora de qualquer roteiro que faças na cidade.

Dicas Saber Viajar:

  • Se vais visitar Valência no verão, aconselho-te a explorar a Cidade das Artes e das Ciências de manhã ou à tardinha. Porque os dias de verão são mesmo muito quentes. E por isso, pode ser exaustivo (verão)
  • Leva uma mochila com água e algum lanche.
  • Passar protetor solar no rosto e corpo (verão).

Localização da Cidade das Artes e das Ciências

Ao visitar a Cidade das Artes e das Ciências, vais perceber que é impossível não te maravilhares com a sua localização privilegiada ao longo do Jardim do Túria. Um dos maiores (cerca de 9 km) e mais encantadores parques urbanos da Europa.

Mas o que torna este jardim tão especial e como está relacionado com a criação deste ícone arquitetónico em Valência? Porque o Jardim do Túria tem uma história fascinante e uma razão de ser igualmente notável.

Originalmente, este grande espaço verde era o leito do rio Túria, que foi desviado após uma inundação catastrófica no século XX. E em vez de simplesmente canalizarem o rio, os habitantes de Valência decidiram transformar este espaço num parque urbano verdadeiramente exuberante e multifuncional.

cidade das artes e das ciências

Hoje, o Jardim do Túria é muito mais do que um simples parque. É um verdadeiro oásis de tranquilidade no coração da cidade. E por isso oferece quilómetros de ciclovias para passeios a pé e bicicleta, zonas de lazer, jardins temáticos e áreas desportivas. Por isso, é mesmo o lugar ideal para um passeio relaxante, uma corrida matinal ou para chegares até à Cidade das Artes e das Ciências.

Além disso, este jardim desempenha um papel fundamental na beleza e harmonia da paisagem que envolve a Cidade das Artes e das Ciências. Ao longo dos seus caminhos serpenteantes, visitantes apreciam as vistas deslumbrantes dos edifícios futuristas e das obras de arte contemporâneas que compõem este complexo arquitetónico único.

Portanto, ao visitar a Cidade das Artes e das Ciências, reserva um tempo para explorares o Jardim do Túria. Porque vais adorar conhecer este espaço verde extraordinário que enriquece a experiência deste destino icónico em Valência. Posso dizer-te que é um dos meus lugares preferidos de Valência.

Atrações da Cidade das Artes e das Ciências

​Como já partilhei, a Cidade das Artes e das Ciências foi projetada pelo arquiteto de referência, Santiago Calavatra. E foi concebida para ser um símbolo de inovação e progresso, que reflete o compromisso de Valência com a cultura e a educação.

Este projeto inaugurado em 1998 e inspirado na atividade náutica é, sem dúvida, um dos pontos turísticos de Valência mais cativantes: combinando a arte, ciência e arquitetura de uma forma extraordinária. Além de tudo isso, o que compõe o ramalhete é mesmo toda a sua envolvência.

Para mim seria impensável escolher qual o edifício mais incrível, porque todos apresentam um design único e singular.

Por isso, não deixes de visitar todo este complexo extraordinário: visitar o Palácio das Artes Rainha Sofia (Palau das Artes). Um edifício impressionante de artes cénicas que se destaca pelo seu design arrojado e pela programação cultural diversificada, que inclui ópera, teatro e música.

cidade das artes e das ciências

Conhece uma das atrações mais emblemáticas da Cidade das Artes e das Ciências – o Hemisfèric. Um cinema IMAX impressionante e planetário. Aqui, podes desfrutar de espetáculos visuais espetaculares que exploram os mistérios do universo e proporcionam uma experiência cinematográfica única.

Segue para a próxima paragem obrigatória – o Museu de Ciências Príncipe Felipe, um edifício de design futurista que apresenta uma série de exposições interativas e educativas sobre temas que vão desde a biologia à física, passando pela tecnologia. É uma visita muito divertida para toda a família, e posso dizer que adorei.

Passeia e explora o Umbracle, um jardim botânico inserido numa estrutura de arcos metálicos que alberga uma grande variedade de plantas e árvores exóticas.

Deixa-te encantar pelo design do Àgora, e claro, não te esqueças de passar para visitar o Oceanogràfic. O maior aquário da Europa com mais de 500 espécies marinhas e uma grande variedade de habitats aquáticos.

cidade das artes e das ciências

Palácio das Artes Rainha Sofia | Palau de les Arts Reina Sofia

Localizado na margem oeste do complexo, o Palácio das Artes Reina Sofia é, sem dúvida, uma das joias arquitetónicas e culturais da deslumbrante Cidade das Artes e das Ciências de Valência.

Destaca-se pelo seu design impressionante que nos remete metaforicamente para um navio encalhado no antigo canal do rio Túria. Mas também se destaca pela sua importância como centro de artes cénicas de ordem mundial.

O interior do Palácio das Artes é composto por quatro salas principais: uma sala de ópera, uma sala de concertos, um auditório e o Teatro Mantín i Soler.

E o mais incrível nesta construção é que cada uma destas salas foi projetada para oferecer uma experiência acústica única e ambiente realmente inspirador.

Na visita ao Palácio das Artes Rainha Sofia vais ter a oportunidade de visitar todas as salas de atuação e conhecer todos os detalhes técnicos e artísticos de todo o conceito do arquiteto Santiago Calavatra.

O Hemisférico | L’ Hemisfèric

O Hemisférico foi o primeiro edifício da linda e moderna Cidade das Artes e das Ciências a ser aberto ao público.

Esta estrutura futurista, projetada pelo arquiteto Santiago Calatrava, combina de forma harmoniosa a arquitetura contemporânea e a tecnologia de ponta.

E a sua forma peculiar, representa um enorme olho humano – o olho da sabedoria. Simbolizando a observação que os visitantes fazem do mundo através das notáveis projeções audiovisuais.

Porque dentro do Hemisférico, és transportada para um mundo de experiências notáveis. O principal destaque é o impressionante cinema IMAX, onde podes assistir a filmes em 3D que proporcionam uma experiência visual única e envolvente.

Além disso, o edifício também alberga um planetário de última geração, onde podes explorar o cosmos e desvendar os segredos do universo.

Para a visita ao L’ Hemisfèric recomendo 3 formatos:

cidade das artes e das ciências

Museu das Ciências Príncipe Filipe | Museu de les Ciències

Museu das Ciências é o terceiro edifício do complexo da Cidade das Artes e das Ciências e uma referência mundial da ciência interativa.

Portanto, aqui és recebida por exposições interativas que abordam uma ampla gama de temas científicos, desde a física e a biologia até a tecnologia e a sustentabilidade ambiental.

Uma das características mais marcantes do Museu das Ciências é sua abordagem prática e envolvente, que te permite explorar e experimentar conceitos científicos de uma forma bastante divertida e acessível. Sem dúvida, uma experiência para toda a família, porque atividades não faltam!

Para a visita ao Museu das Ciências recomendo 3 formatos:

Umbracle | Cidade das Artes e das Ciências

Na minha opinião, o Umbracle é uma obra-prima arquitetónica que enriquece a experiência dos visitantes na Cidade das Artes e das Ciências, em Valência. Foi projetado por Santiago Calatrava, e reflete um espaço multifuncional vanguardista que combina elementos de jardim botânico, galeria de arte ao ar livre e área de entretenimento.

Portanto, a poucos metros do Museu das Ciências podes visitar e passear pelo Umbracle. Um espaço bastante agradável e mais um ponto de arquitetura única que compõe a Cidade das Artes e das Ciências.

Além disso, não posso deixar de referir que o Umbracle ainda dá lugar ao Umbracle Terraza – uma referência de lazer em Valência. Aqui organizam-se eventos e festas à noite ao ar livre.

Àgora | Cidade das Artes e das Ciências

Àgora tem origem grega e significa “lugar de reunião”. E é precisamente essa a função deste edifício icónico da Cidade das Artes e das Ciências. É um projeto com uma arquitetura arrojada e versatilidade localizado entre a ponte de Assut e o Oceanogràfic.

É um espaço multifuncional com salas de aula polivalentes onde se realizam eventos de várias tipologias: congressos, convenções, apresentações e muito mais. E independentemente do objetivo deste edifício, posso dizer que é impossível ficar indiferente a esta obra vanguardista.

cidade das artes e das ciências

Oceanográfico | L’ Oceanogràfic

À exceção dos restantes edifícios do complexo da Cidade das Artes e das Ciências, o L’ Oceanogràfic foi projetado pelos arquitetos Félix Candela e Alberto Domingo e engenheiro José Maria Tomás Llavador.

O edifício é composto por uma série de estruturas esféricas interconectadas, cada uma representando diferentes ecossistemas marinhos do mundo. Estas estruturas representam uma viagem através dos oceanos, desde o Mediterrâneo até aos oceanos Ártico e Antártico, passando pelos recifes de coral do Mar Vermelho e pelas profundezas do Oceano Atlântico.

Um dos aspetos mais fascinantes do L’Oceanogràfic é a arquitetura inovadora. Além disso, o L’Oceanogràfic também é um centro de investigação e conservação marinha de mundialmente conhecido. Ou seja, mais uma atração para toda a família se divertir!

Para a visita ao L’ Oceanogràfic recomendo 3 formatos:

cidade das artes e das ciências

Independentemente daquilo que escolhas visitar na Cidade das Artes e das Ciências, uma coisa eu garanto: vais ter uma experiência única e inesquecível neste complexo incrível.

Observação: esta página de artigo contém link de afiliados. Por isso, por cada reserva que efetuares através dos meus links, eu ganho uma comissão. Dessa forma, ajudas a Saber Viajar a manter-se viva e a produzir cada vez mais conteúdo de qualidade. E a boa notícia? É que não pagas nada a mais por isso! De coração, obrigada!

QUERES VIAJAR MAIS E MELHOR?

 

Subscreve a minha Newsletter e recebe todas as sugestões de viagens, dicas e roteiros criativos no teu e-mail.

Recebi o teu pedido de subscrição. Por favor, confirma o registo no e-mail que te enviei agora. Obrigada!

Pin It on Pinterest

Share This