A Cascata do Pincho foi a primeira cascata que conheci no norte de Portugal, e posso dizer que continua a ser uma das minhas preferidas. Por toda a sua envolvência, pelo trilho que temos de percorrer no meio da natureza. E, depois, por toda a beleza que podemos comtemplar assim que lá chegamos.

Um verdadeiro tesouro natural a que podemos aceder no norte de Portugal. Portanto, se gostas de aventura, trilhos, natureza e cascatas, então tenho a certeza de que vais adorar esta maravilha da Serra d’Arga.

Neste artigo, vais encontrar todas as dicas e informações relevantes para desfrutares da melhor visita à idílica Cascata do Pincho. Como chegar, coordenadas GPS, inúmeras dicas, trilhos envolventes, e muito mais!

Como chegar à cascata

Cascata do Pincho

Como referi anteriormente, a Cascata do Pincho fica localizada na região norte de Portugal, em particular na região Minhota. Uma zona fabulosa com paisagens riquíssimas do ponto de vista do Património Natural e Cultural. E o Pincho é, precisamente, o reflexo dessa verdade.

Ou não estivéssemos a falar de uma localização privilegiada, como a Serra d’Arga. Uma das áreas mais emblemáticas do Alto Minho.

cascata

A grande curiosidade é que a Cascata do Pincho é composta por uma sucessão de quedas de água fresca e cristalina do rio Âncora – conhecidas como as Cascatas da Ferida Má.

Este fenómeno pode ser explicado, porque depois de um setor inicial de granito íngreme, o rio Âncora atravessa dezenas de camadas de xisto e quartzitos, com diferente resistência à erosão. E esta alternância de rochas com diferente resistência à erosão provoca inúmeros degraus com mais de 5 metros.

As cascatas da Ferida Má (Cascata do Pincho) têm uma origem essencialmente em aspetos litológicos (rochosos). E a inclinação do leito do rio está relacionada com a variação do nível do mar e pelo levantamento tectónico.

Quando visitar a Cascata do Pincho?

Sem dúvida que a melhor altura para visitares a Cascata do Pincho é sempre entre a primavera e o verão. Porque, podes mergulhar e refrescares-te nas águas bastante cristalinas do rio Âncora.

Tem apenas em consideração que apesar da cascata estar embrenhada no meio da natureza, em época alta, costuma receber muitas pessoas. Principalmente, os locais.

Eu fiz a minha última visita à Cascata do Pincho em maio, estava calor e dei grandes mergulhos. Não encontrei ninguém e adorei!

Mas, na minha opinião, mesmo com frio (desde que o dia esteja ensolarado), vale sempre a pena fazer esta visita e percorrer o Trilho do Pincho. Isto porque, mesmo não mergulhando, a riqueza que recebes é sempre muito grande.

Como chegar à cascata

Onde fica e como chegar à Cascata do Pincho?

A cascata do Pincho situa-se na Serra d’Arga. A pouco mais de 20 km da cidade de Viana do Castelo. Mais concretamente na localidade de Espantar, Montaria.

Coordenadas Cascata do Pincho

Latitude: N 41º 47.837

Longitude: W 8º 45.174

Como chegar à Cascata do Pincho (Cascata Ferida Má)?

Independentemente do trajeto que escolheres, Viana do Castelo é a cidade de referência (concelho), e de lá até à Cascata do Pincho são pouco mais de 30 minutos.

Portanto, como vês, é muito rápido. Não precisas de percorrer grandes distâncias de carro, até porque o caminho é bastante acessível.

— De Carro até à Cascata do Pincho

Vou deixar 3 opções de trajeto possíveis para chegares até à Cascata do Pincho. No entanto, também existem outras que não envolvem autoestradas.

Trajeto 1) Segues pela A28 e depois estrada nacional N305

como chegar

Trajeto 2) Segues pela A27 e depois pela estrada nacional N305. Nesta altura, vais passar pelas localidades de: Balteiro, Mouroco, Abrigueiro, Paço, Casal, Porto de Carros (Amonde).

como chegar

Trajeto 3) Tal como no trajeto 2, segues pela A27, depois pela estrada nacional N305. E nessa altura, também atravessas as localidades de: Balteiro, Mouroco, Abrigueiro, Paço e Casal. Depois de 1,1 km de passares por Casal, viras na estrada M526 que surge à direita no cruzamento de Montaria.

Depois disso, viras à esquerda em direção a Espantar e segues sempre até ao final dessa estrada até encontrares um lugar perto das vivendas para estacionares. Um ponto de referência é o Café Caçana. Este foi o percurso que eu fiz de carro, porque fui visitar outros pontos aqui ao redor.

como chegar

— Trilho desde o carro até à Cascata do Pincho

Só é possível fazer o caminho de carro até uma certa altura, portanto vais ter de chegar à Cascata do Pincho por meio de um trilho curto. Assim, vou deixar-te aqui as 3 formas de chegares por trilho tendo em conta os trajetos de carro que apresentei acima.

Trilho 1) A partir do Parque de Merendas de S. João de Amonde. Este parque de merendas fica mesmo junto à ponte histórica de Tourim. O trilho corresponde a 1,6 km de caminhada até à Cascata do Pincho.

Trilho 2) A partir de Amonde (Porto de Carros). O trilho corresponde a 2,2 km de distância até à Cascata do Pincho.

Trilho 3) A partir de Espantar. O trilho corresponde a 1,5 km de distância até à Cascata do Pincho.

Atenção: as entradas que descrevo acima, e o trajeto por cores que desenhei na imagem abaixo, estão a ter em conta que a partir daquele ponto inicial desenhado não é possível seguir mais de carro. Portanto, terás de estacionar e seguir o resto do percurso a pé até à magnífica Cascata do Pincho.

Como chegar à cascata

Trilho do Pincho ou Trilho das 7 Lagoas da Serra d’Arga – Viana do Castelo

Basicamente, a Cascata do Pincho está inserida no percurso circular de 10 km em Viana do Castelo, em particular na freguesia de Montaria. É um trilho espetacular que aconselho qualquer pessoa que goste de natureza e tenha alguma resistência a percorrê-lo.

Não, porque seja difícil, mas apenas pela quantidade de quilómetros (10 km). Portanto, se é o teu caso, aproveita e desfruta desta maravilha que é o Trilho do Pincho.

Informações técnicas sobre o Trilho do Pincho

Ponto de Partida: Largo do Souto (Montaria)

Coordenadas: 41º47’28,17″ N | 8º43’43,22″ W

Tipo de Percurso: Pequena Rota (PR)

Grau de Dificuldade: Fácil-Moderada

Sinalização: Sim, o trilho está sinalizado. No entanto, em algumas partes pode tornar-se ligeiramente confuso. É preciso prestares alguma atenção.

Como chegar à cascata

Este tipo de percurso é uma ótima forma de conhecer um pouco do património natural e histórico das regiões. E este não é diferente, porque está repleto de paisagens deslumbrantes e pequenos pontos que valem muito a pena visitar.

E que nos ajudam a conhecer um pouco mais da história e hábitos da região. Além disso, existe toda uma envolvência e património natural extraordinários!

Além da Cascata do Pincho, vais ter a oportunidade de conhecer a Capela de Nossa Senhora da Conceição, o Parque de Merendas, Antigos Viveiros Florestais, Moinhos de Espantar e pelo Poço Negro – fascinante! Enfim, há muita coisa para explorar neste percurso, portanto só percorrendo o percurso para registar todos estes momentos.

cascata do pincho

Outros pontos a visitar nos arredores da Cascata do Pincho – Viana do Castelo

Em redor da Cascata do Pincho poderás visitar estes pontos de interesse que listo aqui em baixo. Embora alguns deles façam parte do trilho do Pincho. Mas, se não quiseres percorrê-lo, podes sempre visitá-los de carro e fazer pequenas caminhadas.

  • Monte do Castro
  • Cascata do Pereiro e Engenho de Serrar
  • Viveiro Florestal de S. Lourenço da Montaria
  • Poço Negro do Rio Âncora
  • Praia Fluvial do Manadelo
  • Moinho de Bussa Mé
  • Lagoa da Esturranha

Além destes pontos, podes sempre visitar a cidade de Viana do Castelo que tem um grande património cultural e histórico para conheceres. E ainda tem praias de grande prestígio dentro do windsurf e kitesurf.

cascata do pincho

O que levar? E algumas recomendações gerais

  • É necessário levares ténis e roupa apropriada.
  • Protetor solar, óculos de sol e chapéu.
  • Fato de banho, caso queiras desfrutar de uns banhos maravilhosos na Cascata do Pincho (isto se o tempo/temperatura o permitir).
  • Garrafa de água e merenda.
  • Máquina fotográfica ou telemóvel para captares todos os momentos na tua visita ao Pincho (mas cuidado com os equipamentos na água).
  • Cuidado com os lismos presentes naturalmente nas rochas mesmo junto à água. Isto significa que facilmente podes cair. Faço essa recomendação, porque por falta de atenção, escorreguei e caí. Portanto, já sabes, atenção ao andar por cima das rochas.
  • Leva saco para o colocares o lixo que fizeres. Temos o direito de contemplar e desfrutar da natureza, mas também devemos ter o cuidado e carinho de a proteger e respeitar.

Onde dormir perto da Cascata do Pincho?

Existem lugares fabulosos para pernoitar em perto da Cascata do Pincho. Seja na Serra d’Arga ou na cidade de Viana do Castelo. Claro que na cidade vais encontrar sempre mais diversidade de escolha.

Abaixo deixo algumas recomendações de hotéis com ótima relação qualidade/preço. Basta carregares nos nomes dos hotéis a azul e rapidamente tens acesso a todas as informações sobre cada uma das recomendações no booking.

Como chegar à cascata

booking

Melhores hotéis em Viana do Castelo

Casa Melo Alvim – member of Unlock Boutique Hotels (4 estrelas): Um solar do séc. XVI totalmente restaurado e modernizado. Tem ótimas condições e conforto. Apresenta 20 quartos bem decorados e aconchegantes. Também tem pequeno-almoço incluindo. Classificação Booking 8,8 Fabuloso

Pousada de Viana do Castelo (4 estrelas): é uma pousada fabulosa localizada no alto do Monte de Santa Luzia. Cheia de luxo e glamour. Os quartos têm vistas deslumbrantes sobre a cidade. A pousada serve cozinha gourmet local e internacional. Portanto, se quiseres se quiseres uma experiência diferente, esta solução pode ser uma ótima escolha. Além disso, tem pequeno-almoço incluído. Classificação Booking 8,7 Fabuloso

Boutique Hotel Laranjeira (2 estrelas): muito bem localizado no centro da cidade de Viana do Castelo. Tem excelentes condições e preços muito económicos. Além disso, tem pequeno-almoço incluído e cancelamento gratuito. Classificação Booking 8,9 Fabuloso

Hotel do Parque (3 estrelas): fica localizado praticamente no centro da cidade. Dispõem de piscina, ginásio e estacionamento. Hotel bastante económico e tens a possibilidade de optar por pequeno-almoço incluído. Classificação Booking 8,4 Ótimo

Melhores turismos rurais em Serra d’Arga

Quintinha D’Arga (nível 3): ambiente rústico e rodeada de natureza e tranquilidade. Dispõem de bicicletas. Dispõem de pequeno-almoço incluído e ótima relação qualidade-preço. Classificação Booking 8,8 Fabuloso

Cerquido Village & Spa (nível 4): um turismo rural fantástico com casas e bungalows modernos com todas as comodidades e muito bem decorados. Dispõem de jacuzzi e piscina com uma vista magnífica. A propriedade ainda proporciona bicicleta gratuitas. O preço está um pouco acima da média, mas vale pela qualidade e experiência. Classificação Booking 9,3 Soberbo

Amonde Village (nível 3): dispõem de alojamentos com grande qualidade e conforto acima da média. Está rodeado de natureza, tem banheira de hidromassagem, piscina exterior e zona de lazer com possibilidade de churrasco. Além disso, tem cancelamento incluído.

Outras atividades

Descobre Já os Melhores Hotéis em Viana do Castelo

Organiza a tua próxima viagem:

Pesquisa os melhores voos com a kiwi ou Lufthansa.

Se queres encontrar as melhores soluções de alojamento procura em: Booking, Hostelworld ou HotelsCombined (compara preços entre os melhores sites de viagens, inclusive o booking).

As melhores atividades, pacotes de viagem ou rent-a-car são com a Logitravel que oferece uma vasta gama de soluções. Inclusivamente, o rent-a-car da Logitravel é muito competitivo.

Caso precises, contrata um bom seguro de viagem com: a iatiseguros (usufrui de 5% de desconto) ou com a worldnomads. Estes são os melhores e mais especializados seguros de viagem que podes encontrar.

Para as desfrutares das melhores atividades turísticas em viagem pesquisa na: Civitatis ou GetYourGuide.

Queres descobrir todos os recursos de viagem?

Quando planeias a tua viagem através dos links disponibilizados no blog, estás a ajudar e a incentivar o Wander Life a continuar a sua viagem pela criação de conteúdo útil e de qualidade. Não gastas mais por isso e ajudas o blog a manter-se ativo 🙂

GOSTASTE DO POST? GUARDA O PIN PARA LERES MAIS TARDE! ↡↡
Pincho

QUERES VIAJAR MAIS E MELHOR?

 

Subscreve a minha Newsletter e recebe todas as sugestões de viagens, dicas e roteiros criativos no teu e-mail.

Recebi o teu pedido de subscrição. Por favor, confirma o registo no e-mail que te enviei agora. Obrigada!

Pin It on Pinterest

Share This